Tecnologia portuguesa torna as ecografias à distância uma realidade
Chama-se ROSE – Robot Sensing for tele-Ecography e é o primeiro sistema nacional de tele-ecografias em tempo real, baseado em tecnologia robótica e na rede 5G da NOS. A solução está, neste momento, a ser testada e validada por profissionais de saúde especializados em radiologia, esperando-se que a partir de Setembro possam ser feitos os primeiros exames à distância.
O projecto foi desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com a Universidade de Coimbra, a empresa Sensing Future Technologies e o Hospital da Luz. De acordo com as entidades parceiras, em breve este sistema irá permitir a realização de exames ecográficos de forma remota, evitando deslocações de utentes e melhorando o acesso em zonas remotas onde não há profissionais especializados em permanência.
O ROSE é composto por duas estações robotizadas (uma do lado do profissional de saúde e outra do lado do utente), um conjunto de sondas ecográficas e estruturas de comunicação assentes na rede 5G da NOS, que “usam as características desta rede móvel – baixa latência, elevada velocidade e resiliência superior – para garantir que todo o processo é realizado em tempo real, com uma experiência fluída e sem falhas”, garante a NOS em comunicado.
«A saúde é uma das áreas estruturantes da sociedade onde o potencial do 5G é maior, enquanto impulsionador da inovação e da aproximação e humanização dos cuidados de saúde. Por isso mesmo, a NOS continua empenhada em liderar no 5G, não só através do desenvolvimento daquela que é a melhor rede do País, mas também promovendo uma série de iniciativas inovadoras que permitem ajudar a construir um futuro com mais e melhor saúde para todos, encurtando distâncias e alargando o acesso a cuidados médicos especializados a mais pessoas», frisa Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.