Tecnologia ajuda Alemanha a ganhar jogos do Euro 2016

A parceria entre a SAP e a Selecção Alemã de Futebol terá ajudado a equipa da Alemanha a sagrar-se campeã do mundo em 2014. Agora, ambas querem repetir a façanha no Euro 2016 com a ajuda de novas aplicações tecnológicas que disponibilizam informação aprofundada sobre as selecções adversárias.

Os protótipos, desenvolvidos exclusivamente para a selecção da Alemanha e com base na SAP HANA Cloud Platform, estão integrados na solução SAP Sports One. Uma das novas aplicações dá pelo nome de SAP Challenger Insights e permite conhecer melhor o adversário, apresentando as suas tendências ofensivas e defensivas. A informação está disponível nos iPads que todos os jogadores têm nos seus cacifos para que possa ser consultada no intervalo do jogo, por exemplo.

Penalty Insights Function é a segunda aplicação. Esta é dedicada aos guarda-redes e treinadores, já que revela dados sobre o comportamento táctico relacionado com os penalties de todas as equipas e jogadores presentes no campeonato.

Bernd Leukert, membro do conselho de administração da SAP, destaca que «a digitalização influencia toda a economia e sociedade e está também a entrar no mundo do desporto». Em comunicado, o responsável acrescenta que a parceria entre a SAP e Selecção Alemã de Futebol nasce no sentido de liderar esta transformação digital «e levar o futebol a um novo nível».

Artigos relacionados