Tablets alteram hábitos de consumo

ipadA utilização de tablets está a fomentar novos hábitos de consumo. De acordo com a OMG Consulting, cerca de 70% dos consumidores acedem à internet a partir de tablets enquanto vêem televisão, numa tendência que está a impulsionar o “comércio social”, seja através da procura de preços baixos, consulta de opiniões ou aquisição de produtos. Os utilizadores destes dispositivos apresentam um goodwill relativamente à publicidade, nomeadamente na imprensa, onde esta é vista como “relevante”, “única” e “interessante” por cerca de 46% dos inquiridos no âmbito de um estudo da Warc, empresa fornecedora de informações de marketing, publicado em Junho deste ano. As marcas devem, assim, estar atentas a esta oportunidade, promovendo experiências interactivas de cross-media, que permitem a ligação entre o que o consumidor vê e a procura que faz depois online, adianta a OMG Consulting.

Para cerca de 80% dos utilizadores os tablets assumem-se como um complemento, e não uma substituição, do equipamento electrónico que já possuem. O maior engagement potenciado por estes dispositivos está também a alterar a relação do consumidor com os media, impondo-se como plataforma de acesso preferencial aos conteúdos. A liderar o consumo de media nos tablets estão a consulta de notícias, o visionamento de televisão ou filmes e a leitura de revistas. De acordo com a consultora, os tablets ameaçam mesmo tornar-se o centro da experiência de entretenimento no lar, espaço onde é efectuada a maior parte do consumo.

A consultora IDC adianta que as vendas de tablets em Portugal atingirão este ano as 322 mil unidades, num crescimento de 813% face ao ano passado. O crescimento português será superior ao do mercado mundial (que se fica pelos 300%) dada a chegada tardia do iPad a Portugal. Estimativas do estudo “Consumer Electronics Global Review”, desenvolvido pela Euromonitor e publicado ainda este mês, apontam para que, em 2015, sejam vendidos cerca de 164 milhões de tablets, fruto da previsível redução de preço, expansão das redes de dados móveis e disponibilidade de serviços na cloud. O mercado dos tablets tem assumido uma relevância crescente no quotidiano dos consumidores, estando mesmo a evoluir em contraciclo com a economia. Recorde-se que nos primeiros 28 dias de comercialização o iPad atingiu um milhão de vendas, número que demorou ao iPhone cerca de três meses a atingir, segundo dados da McKinsey.

Artigos relacionados