“Symposium da Loucura”: uma forma transcendente de falar sobre saúde mental

“Symposium da Loucura” é o nome da exposição que junta a Ordem dos Médicos ao Manicómio, na senda pela conversa sobre a saúde mental. Ao longo de vários meses, as produções artísticas de pessoas diagnosticadas com patologias do foro mental vão ocupar a galeria da Ordem dos Médicos, em Lisboa, e dar o mote para um debate diferente do habitual.

Acreditando que «a arte é uma forma transcendente de falar sobre todos os temas, ainda mais sobre a saúde mental», Sandro Resende, director artístico do Manicómio, ficou surpreendido com a proposta para a realização desta exposição, em cuja inauguração a Marketeer marcou presença. «Demonstra realmente uma óptima saúde mental da parte da Ordem dos Médicos. Espero que se sensibilize muito mais para a saúde mental, tanto nas pessoas como nos profissionais de saúde para que, acima de tudo, olhem para os nossos artistas como artistas que são», salienta.

Os trabalhos de Daniel Arthur foram os escolhidos para darem início à sequência de apresentações – sendo o lápis a ferramenta de eleição para se expressar. O jovem revela que nunca pensou ver os seus desenhos expostos ao público, tendo ficado com o sentimento de que foram promovidos. «A nossa arte é algo que nos faz bem. Para mim, produzir é natural, por isso, é uma coisa que vou continuar a fazer», assegura.

Os quadros do artista vão estar expostos na galeria da Ordem dos Médicos até ao dia 10 de Março, sendo possível adquiri-los através de email (info@manicomio.pt). No mesmo dia, o projecto muda a forma como se apresenta, dando lugar a uma mostra de vídeos. O conjunto de apresentações termina a 10 de Outubro, com a conferência “Simpósio da Cura”.

Texto de Beatriz Caetano

Artigos relacionados