“Symposium da Loucura” junta médicos e loucos para falar de saúde mental

“Symposium da Loucura” é o mais recente projecto desenvolvido pelo espaço de criação artística Manicómio, cuja apresentação decorrerá na Ordem dos Médicos a partir de 17 de Fevereiro. O objectivo é juntar “médicos e loucos em torno do tema da saúde mental”.

Ainda que apanhado de surpresa pelo convite da Ordem dos Médicos, Sandro Resende, co-fundador do Manicómio, comenta que o «Symposium da Loucura é uma performance cultural interventiva, uma afirmação da disrupção e um hino à liberdade criativa, ao diferente que é o normal».

A inauguração dá-se com a exposição de artes plásticas do artista Daniel Arthur, nascido no Brasil, mas criado em Portugal, fruto de uma “terceira cultura globalizada, moderna e vibrante”, descreve a organização, em comunicado.

«A saúde e a doença mental, apesar de serem realidades com centenas de anos, só recentemente entraram nas prioridades das sociedades modernas. Entendemos que devemos dar um contributo efectivo nesta discussão e na desmistificação do que significa a doença mental», afirma Jorge Penedo, vice-presidente da região do Sul da Ordem dos Médicos.

Conheça a programação completa das exposições integrantes no “Symposium da Loucura”:

Exposição Daniel Arthur – 17 Fevereiro a 10 Março 2022

Mostra de Videoarte – Artistas Manicómio – 10 de Março 2022

Exposição Carolina Carvalhal – 28 Abril a 19 Maio 2022

Concerto Inês Homem de Melo – 19 de Maio 2022

Exposição Filipe Cerqueira – 2 Junho a 30 Junho 2022

Performance Gastronómica JOS – 30 Julho 2022

Exposição Micaela Fikoff – 29 Setembro a 10 Outubro 2022

Conferência “Simpósio da Cura” – 10 Outubro 2022

Artigos relacionados