Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Aki – “Apenas” uma mudança com resultados reais

O Aki reforçar a sua actuação na área da responsabilidade social e ambiental com uma parceria com o Just Change, tornando mais eficazes as várias acções de solidariedade que desenvolve pelo País.

BP – A evolução na continuidade

Na lógica de gestão integrada, os projectos socialmente responsáveis da BP Portugal estão intimamente ligados ao seu negócio. Desta forma, a marca ocupa um território cada vez mais vasto, naqueles que são os eixos centrais de actuação, enquanto aumenta o seu reconhecimento como empresa que tem uma palavra a dizer na matéria.

Caixa Económica Montepio Geral – Inovação chega à comunicação da economia social

A economia social está no DNA da Caixa Económica Montepio Geral desde sempre, o que lhe exigia comunicar em duas frentes, cada uma com as suas regras próprias: de um lado, as instituições do terceiro sector; do outro, o apelo à mobilização da sociedade. A estes juntou um outro pilar: o empreendedorismo e inovação social. Pode não parecer, mas são duas faces da mesma moeda.

Chicco – Ajuda desde o primeiro momento

Criado em 2006, o projecto Chicco Dá Vida tem vindo a ajudar cada vez mais bebés e famílias e a prestar um melhor apoio a profissionais de saúde, disponibilizando ferramentas que melhoram a qualidade dos serviços que prestam às crianças.

Continente – Espírito de missão

Contribuir de forma activa para uma geração mais saudável de portugueses é um dos objectivos do Continente, sob a marca Missão Continente.

Costa Verde – Exemplo de boas práticas

Até 2019, a Costa Verde quer reduzir o absentismo em 2,7% e aumentar o índice de satisfação dos colaboradores em 6%. É ainda objectivo reduzir o consumo energético em cerca de 50 kgep/tonelada produzida até 2024.

Deloitte – Pacto pela solidariedade

Em apenas três edições, o PACT Fund, projecto umbrella da Deloitte na área da responsabilidade social corporativa, distribuiu perto de 500 mil euros por instituições do terceiro sector.

EDP – Melhoria da qualidade de vida

A promoção de boas práticas de sustentabilidade e ética nas suas áreas de negócio e ao longo de toda a sua cadeia de valor são pedras basilares da actividade do Grupo EDP. Uma inspiração também para a Fundação, que se foca em melhorar a qualidade de vida e promover a integração.

Fidelidade – A responsabilidade social na Fidelidade

A fim de dinamizar o sector social, a Fidelidade criou o Prémio Fidelidade Comunidade, no valor de 500 mil euros, destinado a promover a inclusão social e prevenção na saúde, bem como a sustentabilidade das instituições. A pensar nos seus clientes, a Fidelidade desenvolveu o programa “WeCare” destinado a mitigar a dor e o sofrimento de grandes sinistrados.

Galp – Devolver esperança à terra das cinzas

A Galp doou 500 mil árvores para reflorestar zonas destruídas pelos incêndios e mobilizou centenas de voluntários para assegurar o arranque das operações da iniciativa Terra de Esperança.

Groupe SEB – Aposta inovadora na sustentabilidade dos seus produtos

Promoção da reparabilidade dos electrodomésticos em caso de avaria, limitando o número de bens tornados precocemente obsoletos e reduzindo, drasticamente, os volumes de desperdício e de resíduos.

Grupo Nabeiro – Delta Cafés – De coração cheio

No campo da responsabilidade social, a Associação Coração Delta é o grande projecto do Grupo Nabeiro, que tem vindo a contribuir para ao desenvolvimento sustentável das comunidades e promovendo iniciativas para combater o desemprego jovem.

Inforlandia – Envolvimento com a sociedade

Trabalhar com organizações, integrar pessoas com deficiência nos seus quadros e redução de desperdícios são alguns dos focos da Inforlandia na sua actividade diária.

Jaba Recordati – Espalhar o bem

A celebrar cinco nos de existência, o projecto de responsabilidade social “Recordati Quer” estendeu-se, este ano, para além da região de Lisboa, destacando-se a parceria com a associação Acreditar.

Lidl – No Lidl a responsabilidade social é de todos

Criar valor partilhado com os stakeholders, dos colaboradores aos clientes, é o grande objectivo da estratégia de responsabilidade social do Lidl Portugal.

Samsung – O impacto da Samsung

A Samsung tem forte presença na área da responsabilidade social. Este é um princípio que a empresa aplica globalmente, criando sinergias a nível local e oferecendo a sua experiência enquanto empresa reconhecida mundialmente na Electrónica de Consumo.

Siemens – Seguir as passadas do fundador

A cidadania corporativa tem sido uma parte integrante da Siemens desde a sua fundação, em 1847. Foi o fundador, Werner von Siemens, quem definiu o propósito da empresa: a ciência e a engenharia devem ser aplicadas em prol do bem comum.

Sociedade Central de Cervejas – Um brinde ao consumo responsável

Apelar a um consumo moderado de bebidas alcoólicas tem sido uma constante na estratégia de responsabilidade social da Central de Cervejas.  Mais do que alertar, a empresa tem promovido acções educativas e de prevenção, especialmente no que respeita ao consumo de álcool e à condução.

Terra Nostra – Felicidade em torno do leite

A Bel Portugal define três eixos prioritários no que respeita à responsabilidade social: promove a pastagem, com grande destaque para o Programa  Leite de Vacas Felizes, os bons hábitos alimentares, nomeadamente o lanche, e proporciona momentos em família, a começar pelas dos seus colaboradores.

Vodafone – Agir hoje para um futuro melhor

É através da Fundação Vodafone que a empresa de telecomunicações tem vindo a contribuir para uma melhor sociedade. Todavia, o ambiente não está esquecido, tendo a Vodafone especial preocupação em reduzir a pegada ecológica da empresa.

Worten – Intervir a pensar no futuro

No âmbito da responsabilidade social, a Worten promove iniciativas que não só melhoram a vida de quem mais precisa como dão outra vida a aparelhos e electrodomésticos sem uso.

Artigos relacionados