«Stronger Together define a direcção para nos guiar», assume Karen Matthews, IABC EMENA Chair

A capital portuguesa recebeu o primeiro IABC EMENA Lisbon City Connect onde os profissionais de comunicação se encontraram para estreitar relações e discutir alguns dos temas mais quentes desta área.

Neste contexto, a Marketeer conversou com Karen Matthews, IABC EMENA Chair and Senior Manager, Engagement & Communications da RMIT Europe, para sentir o pulso do sector e perceber o que é que a associação está a delinear para o futuro da Comunicação. Acompanhe a conversa.

Como presidente da IABC, quais são seus principais objectivos?

Actualmente, actuo como Chair da International Association of Business Communicators (IABC) na região da Europa, Médio Oriente e Norte da África (EMENA). A minha função é liderar o Conselho Regional da IABC EMENA para garantir que os membros beneficiam de eventos regionais, oportunidades de desenvolvimento, bem como crescimento e reconhecimento de carreira.

Este ano, as nossas prioridades na região EMENA incluíram o reforço do envolvimento com os membros através da nossa série de eventos City Connect, actualizando os nossos canais de comunicação, incluindo nosso novo site iabcemena.com, bem como recompensar a excelência no terreno através de programa de premiação regional.

Também aumentámos os webinars e podcasts, e fortalecemos as parcerias com outras associações profissionais com ideias semelhantes para aumentar o nosso impacto colectivo.

Como é que as suas experiências profissionais anteriores o prepararam para sua função actual na IABC?

Foi uma honra assumir o cargo de presidente da região IABC EMENA em 2022 e minha experiência profissional anterior a liderar equipes de comunicação em organizações globais ajudou-me certamente a preparar-me para o sucesso. Tem sido gratificante profissionalmente e gratificante pessoalmente, e aprendi muito ao longo do caminho.

Adorei ligar-me a líderes de comunicação de todo o mundo e desempenhar activamente um papel na formação da direcção da associação e da profissão de forma mais ampla, através da estratégia Stronger Together IABC2025.

Como é que as influências culturais dos vários mercados onde esteve influenciam a sua forma de estar no mercado da comunicação?

A região EMENA é diversa e abrange diferentes culturas, idiomas e origens. Os nossos directores estão baseados em Portugal, Romênia, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Arábia Saudita. Mas sabemos que isso é apenas a ponta do icebergue em termos de nosso alcance geográfico como região.

Por isso é que é tão importante ouvir e aprender com nossos membros em toda a região. Trata-se de fazer perguntas e reservar tempo para entender o contexto para oferecer benefícios aos membros que sejam relevantes, oportunos e acessíveis.

Veio a Lisboa para o IABC Connect. Quais são os objectivos para o IABC Connect? Que temas dominaram a agenda em Lisboa?

Para o recente IABC EMENA City Connect em Lisboa, fomos guiados por uma líder no ecossistema de comunicações local, a Ana Margarida Ximenes, da Atrevia Portugal, e pela Caroline Sapriel, da CS&A International, uma empresa especialista em consultoria de gestão de riscos e crises e continuidade de negócios, com mais de 25 anos de experiência em gestão de riscos e crises. Ambos forneceram informações sobre o perfil do público, interesses e aptência para se envolver em actividades de networking.

Focámo-nos na resiliência à crise, liderança e comunicação, atraindo profisionais de comunicação – de líderes empresariais a freelancers, educadores e actuais alunos.

Quais são as origens dos participantes neste encontro?

Foi o quinto evento City Connect, após eventos semelhantes em Barcelona, ​​Londres, Amsterdão e Cracóvia.

O objectivo geral foi sempre reconectar com os membros e aumentar o perfil da IABC na região, mas adoraríamos vê-la estabelecer as bases para uma comunidade de profissionais de comunicação locais.

Terei o maior prazer em regressar a Lisboa dentro de 12 meses e ver uma comunidade auto-organizada de profissionais de comunicação ligados através do IABC e apoiando-se mutuamente, partilhando as melhores práticas e colaborando em iniciativas.

É o presidente mais jovem do IABC. Que vantagens traz isso para o colectivo?

Não tenho certeza se posso afirmar ser o mais novo, mas talvez entre os mais jovens!

É um reflexo da importância de criar espaços onde pessoas de todas as origens possam fazer uma contribuição. É uma prova do compromisso da IABC em ser uma comunidade acolhedora que apoia, desenvolve e liga profissionais de comunicação em todo o mundo.

A IABC reconhece o valor e o poder de uma comunidade diversificada e está empenhada em abraçar a diversidade, equidade, igualdade e inclusão de todas as pessoas.

Para além do IABC Connect, que outros momentos teve em Lisboa no âmbito das suas funções no IABC? Quais foram os seus objectivos para esta visita?

Tive a oportunidade de conhecer uma escola de negócios, a Universidade Católica Portuguesa, parceira do IABC EMENA com a qual estamos neste momento a trabalhar num projecto de investigação sobre comunicação interna. Também me encontrei com Ann-Marie Blake, membro do Conselho Executivo Internacional da IABC, como parte do fortalecimento de nossas ligações com a IABC globalmente.

Como é que essas reuniões facilitam o trabalho diário dos membros?

Ajudam muito a fortalecer as nossas ligações e a construir relacionamentos. Por exemplo, foi a primeira vez que a Ana Margarida Ximenes e eu nos encontramos pessoalmente. Os membros não se encontram apenas para negócios, também querem manter contacto tanto profissional quanto pessoalmente. Muitos de nossos membros da IABC também são amigos.

O Plano Estratégico do IABC para 2025 intitula-se Stronger Together (Mais Fortes Juntos). Na prática, como é que isso acontece?

Stronger Together define a direcção para nos guiar e usa o poder da comunicação para aprofundar a compreensão, inspirar a acção e transformar os nossos mundos. É uma nova visão para nos encorajar e colocar a comunicação profissional no centro de cada organização. Estudámos tendências, pesquisámos profissionais de comunicação global, trabalhámos com líderes da IABC. O resultado é um novo caminho para o IABC. Recentemente, na região de EMENA, realizámos uma campanha bem-sucedida no LinkedIn para mostrar o valor de se tornar um membro da IABC com declarações pessoais dos nossos membros. Realmente foi uma campanha incrível.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados