Spotify já dá música em Portugal

O serviço digital de música Spotify já está disponível no mercado português, alargando a sua presença a 20 países. A plataforma permite ouvir música em streaming de forma gratuita e legal, embora seja possível realizar pagamentos (numa base mensal) para evitar os anúncios publicitários.

O Spotify disponibiliza mais de 20 milhões de músicas ao nível global, embora o número de faixas varie consoante o país, e conta com mais de 20 milhões de utilizadores activos (dos quais cinco milhões são subscritores pagos), adianta a empresa em nota de imprensa. As músicas podem ser acedidas a partir de um computador, smartphone, tablet, sistema de som com ligação à internet ou outros dispositivos compatíveis.

A plataforma funciona como uma espécie de rede social, tendo integração com o Facebook, e oferece ainda um serviço de rádio. “É tão simples quanto fazer uma rápida pesquisa por artista, álbum ou faixa e carregar no ‘play’. Para as alturas em que nos falta a imaginação, é possível descobrir novas músicas explorando as bibliotecas dos nossos amigos, artistas ou celebridades com gostos semelhantes, ou diferentes, aos nossos”, explica a empresa.

Ao nível da publicidade, o Spotify permite a criação de campanhas em formato áudio e digital, agregar um anúncio a um determinado tipo de playlist criado pela maior parte dos utilizadores (ferramenta denominada Interface de Programação de Aplicativos) ou utilizar conteúdos multimédia que podem ser actualizados dentro da plataforma (Lightbox Spotify). O anunciante pode ainda deter a sua própria página no Spotify, o que permite a criação de campanhas mais longas e diversificadas.

O serviço “apresenta aos publicitários uma forma única de criar engagement com os seus targets a um nível mais emocional enquanto estes tiram proveito de uma das suas atividades preferidas – ouvir música”, refere a empresa. “Defina-se um público, quando se queira e onde se queira; se o publicitário tem definido com quem quer comunicar, o Spotify direciona-o para esse mesmo consumidor. As marcas podem chegar aos consumidores que realmente lhes importam, quem quer que seja e onde quer que esteja”, conclui.

Os parceiros de lançamento exclusivos do Spotify para Portugal serão a Volvo e a TMN, que irão lançar campanhas durante os próximos meses.

Veja o vídeo de apresentação do Spotify:

Artigos relacionados