Sonha em ter um negócio na área da Saúde? Congresso para empreendedores regressa com dicas e boas-práticas

NotíciasSaúde
Revista Marketeer
01/04/2025
09:47
NotíciasSaúde
Revista Marketeer
01/04/2025
09:47


Partilhar

O Congresso de Gestão e Empreendedorismo para Profissionais de Saúde está de volta para mais uma edição, que se realizará já nos próximos dias 4 e 5, no CNEMA, em Santarém.

O evento, organizado pela Academia Negócios de Saúde, tem como objectivos a partilha de boas práticas, dar a conhecer as tendências dos negócios de saúde e apresentar estratégias e ferramentas essenciais para alcançar o sucesso nesta área. Durante dois dias, serão abordados temas como vendas, gestão de equipas, liderança, marketing, marca pessoal e gestão, todos aplicados especificamente ao sector da Saúde. O congresso contará ainda com a presença de vários especialistas nacionais de diferentes áreas da Saúde.

Em entrevista à Marketeer, Ana Gonçalves, CEO da Academia Negócios de Saúde, apresenta as principais novidades do III Congresso de Gestão e Empreendedorismo para Profissionais de Saúde.

Ana Gonçalves, CEO da Academia Negócios de Saúde

Em que contexto e com que objectivos foi criado o Congresso de Gestão e Empreendedorismo para Profissionais de Saúde?

O Congresso de Gestão e Empreendedorismo foi criado com o objectivo de juntar todas as áreas da Saúde num só evento. A verdade é que existe o congresso dos fisioterapeutas, o congresso dos médicos dentistas, o congresso dos terapeutas da fala, entre outros, mas também acredito que, no que diz respeito à gestão, empreendedorismo, estratégia, liderança e marketing, podemos todos aprender uns com os outros. Como não havia, em Portugal, um evento que englobasse todas as áreas da Saúde e que permitisse a partilha de boas práticas e desse a conhecer as tendências dos negócios em saúde e estratégias para o sucesso, decidimos criá-lo.

A primeira edição teve lugar em plena pandemia, o que impossibilitou a sua realização presencial. Em 2023, realizamos a segunda edição, que teve a participação de um total de 600 pessoas. Este ano, as expectativas são muito altas e estamos a contar ter cerca de 1200 participantes.

Qual o target deste evento?

O público-alvo deste congresso são todos os profissionais de saúde que têm ou não um negócio próprio e todas as pessoas que têm interesse na área da Saúde, independentemente da sua formação. Estudantes, trabalhadores por conta de outrem, donos de clínicas, todos podem e devem estar no nosso congresso se querem evoluir, conhecer as tendências dos negócios de saúde, ser uma referência na sua área e gerir melhor a sua carreira.

As partilhas dos oradores permitem perceber o que cada um fez para alcançar o sucesso, o que pode ser muito motivador e uma grande aprendizagem para o público. Haverá, também, espaço para networking, o que é sempre uma mais-valia.

Além disso, todos aqueles que não são profissionais de saúde, mas trabalham num negócio na área da Saúde, também são bem-vindos.

Que novidades na edição deste ano em relação às anteriores?

Esta edição traz muitas novidades. Temos palestrantes de diferentes áreas, alguns bastante conhecidos, que vão trazer diversos conhecimentos e aprendizagens, consoante a área da Saúde em que trabalham. Contamos, também, com vários momentos surpresa preparados. Acreditamos que o congresso não é apenas um momento expositivo, mas um verdadeiro espectáculo. Toda a envolvência e todos os detalhes foram pensados ao pormenor.

Quais os principais destaques do programa?

São vários os palestrantes de renome que vão subir ao palco, durante os dois dias do evento. Vamos poder contar, por exemplo, com a psicóloga/sexóloga Tânia Graça, o osteopata Gonçalo Santos, o pediatra Hugo Rodrigues, o médico dentista Hugo Madeira e a nutricionista Iara Rodrigues. Acredito mesmo que o painel de palestrantes deste ano é o grande destaque. São profissionais de saúde que souberam inovar, desenvolver os seus negócios, posicionar-se no digital e, acima de tudo, souberam adaptar-se ao mercado sem nunca perder a sua essência e verdade.

E, depois, o facto de todos os temas que vão ser debatidos abordarem aqueles que considero serem os seis pilares fundamentais de um negócio de sucesso: estratégia, finanças, marketing, vendas, gestão de equipa e gestão de tempo e produtividade.

Actualmente, quais os principais desafios com que se deparam os empreendedores da área da Saúde? E que respostas poderão obter durante o congresso?

Acredito que o maior desafio passa pela atracção e retenção de colaboradores. O mundo mudou. Há cada vez menos profissionais de saúde e cada vez menos jovens a querer seguir uma área que, pelo serviço que presta, torna difícil a flexibilidade de horário ou o trabalho remoto, por exemplo. No que respeita à retenção de colaboradores, tenho a certeza que, durante o congresso, vão encontrar estratégias para crescer em equipa.

Outro desafio que sei que está muito presente é a necessidade de os profissionais de saúde pensarem na sua marca pessoal, de forma a trabalhar a sua marca no digital. Isto é algo que os vai permitir diferenciar no mercado e escalar os seus negócios. Também iremos falar deste tópico durante o evento, tendo em conta que grande parte dos oradores têm a sua marca pessoal e trabalham no digital.

Quais as expectativas para esta edição?

As expectativas são muito grandes. Não tenho dúvida de que serão dois dias que irão ficar na memória de todos. Estamos a criar experiências inesquecíveis para que, quem lá esteja, não leve apenas conhecimento e estratégias, mas também a motivação, energia e força para o resto do ano. Vamos voltar a fazer história na Saúde em Portugal.

Texto de Daniel Almeida

*O jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico




Notícias Relacionadas

Ver Mais