Sonae: os números “sustentáveis” do gigante económico
Apresentar um Grupo para além do cotado em Bolsa foi o objectivo da recente conferência “Sonae. Muito mais do que números”. Até porque é política do Grupo, desde sempre, investir na responsabilidade social a nível interno e para o exterior. Conforme refere Miguel Rangel, director de relações institucionais, marca e comunicação, «a forma de estar da Sonae é uma forma de interacção com a sociedade, de garantir que o crescimento económico se baseia num aumento do bem-estar e desenvolvimento das entidades e stakeholders com os quais se relaciona». O que é visível em toda a política de gestão das várias empresas do Grupo, da relação com os colaboradores e das acções desenvolvidas junto das comunidades… como uma Missão Sorriso ou o E-Escolas!
Por que é que, pela primeira vez, a Sonae sentiu necessidade de apresentar-se como “Sonae. Muito mais do que números”?
O que se resolveu fazer foi conciliar informação que as três empresas do Grupo já reportavam através dos seus relatórios de sustentabilidade, de forma a apresentar os projectos e iniciativas desenvolvidos de uma forma consolidada. E, por outro lado, associar globalmente a actividade da holding na área de sustentabilidade, enquanto condicionadora e aconselhadora da actividade, dando guidelines e instruções estratégicas sob a forma como as sub-holdings devem actuar.
Mas porquê agora?
Apresentámos pela primeira vez, em 2007, um relatório consolidado de sustentabilidade da Sonae. Este ano resolvemos tornar esse relatório numa ferramenta de comunicação mais acessível, que permitisse mostrar uma Sonae para além dos seus relatórios densos e técnicos. O objectivo foi o de criar uma publicação mais leve e divulgá-la junto da comunicação social, que achamos importante que tenha também conhecimento do que é a actividade consolidada da Sonae na área de responsabilidade social, bem como o conjunto dos stakeholders.
(…)
Por Catarina Alfaia e M.ª João Vieira Pinto
PARA LER NA ÍNTEGRA CONSULTE A EDIÇÃO IMPRESSA