Smurfit Kappa lança uma nova alternativa sustentável para os produtores de diversas espécies de bananas
A Smurfit Kappa, principal fornecedor de soluções de embalagem de papel e cartão canelado, aumentou a sua gama de produtos sustentáveis e biodegradáveis para o setor agrícola com o lançamento de Banabag®, uma solução inovadora e sustentável criada para garantir a qualidade e um correto embalamento durante o ciclo completo de cultivo da banana. Trata-se de um produto único para os produtores orgânicos, pois protege a fruta das doenças e dos insetos, ao mesmo tempo que reduz o sobreaquecimento que outros materiais plásticos não biodegradáveis podem produzir.
BanaBag® é fabricado em celulose, que funciona como um isolante natural para as bananas cultivadas, mantendo a qualidade do produto, mesmo a temperaturas mais elevadas. Além disso, sendo totalmente feito à base de papel, é renovável, reciclável e biodegradável e, mais importante ainda, pode ser usado como composto para o solo.
Além das vantagens que traz ao processo de cultivo, BanaBag® é a melhor solução para os produtores de bananas que abastecem os mercados internacionais, em que os consumidores procuram produtos sustentáveis com processos de produção e cadeias de fornecimento rastreáveis.
Laurent Sellier, Diretor de Operações da Smurfit Kappa Papel e Cartão na Europa, garantiu que “na Smurfit Kappa estamos muito empenhados com a inovação e o desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos à base de papel, que ajudem os nossos clientes a melhorar os seus processos e produtos. Motivados pelo nosso desejo de gerar um impacto positivo no setor agrícola com soluções inovadoras como o BanaBag®, queremos dar o nosso modesto contributo para que os agricultores que estão a implementar métodos mais sustentáveis consigam melhores resultados”.
Por sua vez, Juan Guillermo Castañeda, CEO da Smurfit Kappa Américas, acrescentou que “alguns dos principais exportadores de bananas do mundo encontram-se em países da América Central e do Sul em que operamos. Equador, Colômbia, Costa Rica e a República Dominicana fazem parte da lista dos 10 países que exportam mais de 80% de bananas do mundo, principalmente para mercados europeus. Isto obriga os produtores a adaptarem-se permanentemente às novas tendências dos consumidores, para quem é importante que os produtos que compram e consomem sejam sustentáveis”.
Estas tendências fizeram com que o setor de produção orgânica de bananas aplique processos ecológicos nas suas plantações, sem sacrificar a qualidade e a eficiência em todas as fases do cultivo da fruta.
“O nosso trabalho é manusear cuidadosamente a fruta no processo de produção para que chegue no melhor estado possível ao seu destino final, seja nacional ou internacional”, explicou Louis Hesselholt, Gestor da Dominique Banana em Santa Marta (Colômbia). “BanaBag® satisfaz perfeitamente as necessidades da nossa plantação, reforçando as características orgânicas do nosso produto exportado e contribuindo para o nosso objetivo de eliminar dos nossos cultivos a totalidade dos resíduos não biodegradáveis contaminantes”, conclui.
O uso de materiais não sustentáveis no processo de produção da Dominique Banana foi um desafio muito difícil para a empresa devido ao seu complexo processo de reciclagem a aos problemas de contaminação do solo. Além disso, como os sacos de plástico para os cachos costumavam aquecer excessivamente a fruta, as perdas de produção eram maiores. Utilizando BanaBag® da Smurfit Kappa nas plantações de Campo Alegre e Granja, melhorou a qualidade da fruta, os processos de reciclagem após a colheita foram otimizados e o solo foi fertilizado, pois BanaBag® pode ser usado como composto.
A Smurfit Kappa dispõe de diversos produtos sustentáveis para o setor agrícola, como AgroPaperTM para a cobertura ecológica de colheitas, a embalagem de cartão canelado SoFru para frutos do bosque e os tabuleiros biodegradáveis Safe and Green para fruta fresca.