Siemens Portugal: Sustentabilidade em parceria com a comunidade

O DEGREE é um programa que permite tornar mais tangíveis, mensuráveis e fáceis de operacionalizar os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) que guiam a nossa actuação, tanto a nível interno como externo, harmonizando a forma como a Siemens faz negócios e impacta a comunidade onde está presente. Através deste programa, desafiamo-nos em permanência e assumimos a ambição de melhorar e evoluir em cada uma das áreas representadas.

Na área da Descarbonização, por exemplo, a Siemens foi a primeira grande empresa industrial a assumir o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica das suas operações até 2030. Em Portugal, definimos a concretização desta meta já no início de 2025, sendo o projecto Sustainable & Smart Campus, que desenvolvemos e instalámos na nossa sede em Alfragide, um reflexo do compromisso com a sustentabilidade e com os objectivos de descarbonização.

O Sustainable & Smart Campus é um laboratório vivo que demonstra como a tecnologia pode transformar as infra- -estruturas, tornando-as mais inteligentes e eficientes. Até à data, permitiu à Siemens uma redução de 60% das emissões de gases com efeito de estufa e 20% do consumo de energia, estando prevista a total descarbonização no início de 2025.

No ano fiscal de 2024, pela primeira vez, os produtos e soluções fornecidos pela Siemens a nível global permitiram aos clientes evitar mais emissões do que aquelas que a Siemens gerou em toda a sua cadeia de valor, tal como indica o relatório de sustentabilidade deste ano.

Em Portugal, continuamos a apoiar os nossos clientes nos seus processos de descarbonização. É o caso da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) e da Águas do Vale do Tejo, onde estão a ser instalados centros de controlo de água, energia e monitorização de emissões de gases com efeito de estufa, assim como soluções avançadas de telemetria, que permitirão uma gestão mais sustentável e eficiente dos recursos energéticos e hídricos. É também exemplo deste nosso compromisso a parceria com a Cabelte, em que as soluções implementadas pela Siemens vão permitir aumentos de produtividade e reduções no consumo de energia. Estas soluções permitem prever a qualidade de um produto durante o processo de fabrico, com a integração destes mecanismos a possibilitarem a execução de alterações em tempo real, resultando em menos desperdício, ineficiência e paragens substanciais nas unidades fabris. Realce ainda para as soluções que a Siemens está a implementar no Leroy Merlin e que vão permitir a optimização contínua das estratégias de controlo e do consumo de energia.

Na área da Ética, e porque fomentamos na Siemens a convicção de que a forma como conduzimos os negócios é tão importante quanto o sucesso empresarial, disponibilizámos novamente este ano formações de ética, nas quais 3500 colaboradores participaram.

Já na Governança, temos reforçado o nosso compromisso com a associação a negócios mais eficientes e sustentáveis, através do investimento sucessivo na área de investigação e desenvolvimento (R&D) de projectos tecnológicos. No último ano fiscal, a Siemens em Portugal investiu 10 milhões de euros em R&D de produto e tecnologia fundamental.

Em relação aos Recursos, o nosso foco está na sua utilização de forma cada vez mais eficiente, nomeadamente através do desenvolvimento sustentável de produtos e da reutilização de matérias-primas na produção. Um exemplo: em Portugal, a energia eléctrica comprada e consumida pela Siemens é 100% proveniente de fontes renováveis.

A Equidade é, igualmente, um pilar fundamental para a Siemens, no qual o DivIn, um grupo de trabalho informal composto por pessoas das várias áreas da empresa que, voluntariamente, se organizaram para promover acções relacionadas com igualdade, equidade, inclusão e sentido de pertença, reforça como valorizamos e promovemos valores de tratamento justo. O dinamismo deste projecto, acarinhado e fomentado de forma transversal na Siemens Portugal, manteve este ano o seu dinamismo e tem seis pilares de actuação: generations (ageism), race, ethnicity & other minorities, pride, ability, gender & diversity in leadership.

A igualdade de género é um dos pilares no qual a empresa se tem focado a nível global. No final do ano fiscal de 2024, 32% dos altos cargos de gestão na Siemens a nível mundial eram ocupados por mulheres, superando uma meta que estava apenas definida para 2025.

Em Portugal, a percentagem de mulheres em posições de liderança é superior: 38,4%. Em Portugal, a Siemens tem como objectivo alcançar a igualdade de género dentro da organização, estando focada em criar oportunidades e uma estrutura que possibilitem o sucesso de todos. Para isso, tem levado a cabo diferentes iniciativas em território português. Além de disponibilizar formações sobre diversidade e enviesamento inconsciente a todos os gestores da organização, a Siemens em Portugal é também signatária da Aliança para a Igualdade nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ainda no âmbito da equidade, a empresa tem em curso um plano de integração específico para pessoas com grau de incapacidade. Em Portugal, temos executado diferentes iniciativas neste sentido, uma vez que acreditamos que a força está na diferença e que a junção de experiências, práticas e diferentes pontos de vista são aquilo que nos torna na empresa que somos hoje. Estamos comprometidos em criar um local de trabalho inclusivo, onde todos são bem-vindos, pois estamos certos de que a diversidade, equidade e inclusão favorecem a inovação, produtividade, o desenvolvimento de tecnologia com propósito, assim como o crescimento individual e colectivo.

Por fim, a Empregabilidade é um factor cada vez mais crítico para qualquer empresa que pretenda atrair e reter talento. A Siemens está constantemente a melhorar as suas ofertas no que diz respeito a oportunidades de aprendizagem contínua, de aquisição de novas competências e de desenvolvimento de carreira. Acreditamos que ao promover uma mentalidade de crescimento e ao cultivar uma cultura de inclusão estamos a impulsionar o sucesso das nossas pessoas e dos negócios.

ENVOLVER A ACADEMIA

Como parte destes esforços, a Siemens, a nível global, investiu um total de 442 milhões de euros em formações de aprendizagem contínua durante o ano fiscal de 2024, tendo os colaboradores completado um total de 27 horas de formação digital por pessoa, superando um marco que estava previsto para 2025. Em Portugal, a Siemens disponibilizou 114 mil horas de formação, o que representa uma média superior a 35 horas de formação por pessoa.

Acreditamos que estes são temas cruciais para a sustentabilidade do negócio. A Siemens em Portugal é, e sempre foi, sinónimo de criação de emprego, tendo este ano superado os 4000 colaboradores, o que representa um crescimento de 350 novos colaboradores face ao ano anterior.

Esta capacidade de atrair e reter talento assenta, também, na abertura das nossas portas a jovens em início de carreira, através dos vários programas de estágios que temos em curso e que já permitiram a 175 jovens estagiar na Siemens Portugal. A necessidade de captar novos talentos é, aliás, fundamental para uma empresa de génese tecnológica como a Siemens. É à luz dessa convicção que a proximidade com a academia tem sido fomentada de forma contínua, assumindo-se a Siemens como uma das empresas no mercado português que mais contactos promove com alunos e professores das diferentes instituições em Portugal.

Fazemo-lo para atrair talentos de alta qualidade em início de carreira e implementar parcerias sólidas de investigação e desenvolvimento com o ecossistema académico. E materializamos esta abordagem através de diferentes parcerias e desafios, desenhados para estimular e capacitar os alunos universitários em áreas em que a empresa opera. É o caso do programa Accelerate Challenge, que pretende desafiar os jovens talentos com vontade de inovar e liderar a transformação energética e digital em curso, e do Prémio Geração Digital, um concurso de engenharia aberto a estudantes do Ensino Superior e Técnico-Profissional de todo o país, que pretende promover o desenvolvimento de ideias para modernizar a indústria nacional.

Em paralelo, realizámos vários roadshows por instituições de ensino, com o objectivo de dar a conhecer as tecnologias mais actualizadas do mercado, seja em termos de automação, soluções energéticas, cibersegurança, processo industrial, entre outros.

FOMENTAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL

A matriz ESG da Siemens assume uma forte preocupação com as comunidades onde está inserida. Procuramos impactá-las positivamente, além da mera perspectiva económica e de negócio, e temos intensificado a consciencialização e mobilização das nossas pessoas para esse esforço conjunto.

Nesse sentido, a Siemens tem reforçado a promoção de uma cultura de voluntariado entre os seus colaboradores em Portugal, e esse movimento repercutiu-se num aumento exponencial do voluntariado presencial. No total, em 2024, as acções de voluntariado promovidas por equipas da Siemens mobilizaram quase 800 colaboradores, num total de mais de 4600 horas. Estas acções tiveram impacto em mais de 1000 pessoas directamente beneficiadas pelas acções dos voluntários da Siemens. Entre as acções mais desenvolvidas, destacamos os projectos com uma entidade parceira, que consistem na reabilitação de seis instituições na zona da Grande Lisboa. Estas acções mobilizaram mais de 500 voluntários, que realizaram trabalhos de pintura e renovação de espaços comuns e quartos de instituições como o Século, na Parede, a CEBI, em Alverca, ou o Lar dos Cegos, em Lisboa.

Destaque, também, para o protocolo com a Corações com Coroa, que consiste no financiamento de quatro bolsas de estudo para quatro jovens mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e para o projecto “UBBU – Aprende a Programar”, que pretende reforçar o ensino nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no país. Para além de ser investidor no UBBU, a Siemens doou mais de uma centena de computadores para apoiar o ensino da programação em escolas da Grande Lisboa, contribuindo para reforçar o ensino nas áreas STEM.

Estes são números que têm um peso crescente na avaliação do nosso desempenho enquanto empresa, porque materializam o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade social, mas, sobretudo, porque nos confirmam que estamos a cumprir esta jornada em parceria com as nossas pessoas e com a comunidade.

» Luís Marçal, Responsável de Sustentabilidade e da unidade de negócio Energy Automation, na Siemens Portugal

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

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