Será que há fruta no supermercado? Este site mostra o que falta nas prateleiras

sos-covid.com é uma plataforma de acesso gratuito que permite perceber se vale, ou não, a pena sair de casa para ir ao supermercado. Desenvolvida pela Feralbyte em parceria com investigadores do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE – UPorto | ISMAI), esta plataforma tem como missão monitorizar os bens essenciais nas superfícies comerciais de Portugal.

A ideia é que as pessoas consigam gerir de forma eficaz as suas deslocações, evitando sair de casa para chegar ao supermercado e encontrar uma prateleira vazia. Para já, o mapa interactivo disponibiliza apenas informações sobre fruta, mercearia e produtos de saúde e higiene.

A plataforma promete, no entanto, ser constantemente actualizada com novas funcionalidades, estando também prevista para breve uma aplicação móvel para iOS e Android.

«Esta é uma plataforma colaborativa que resulta na inserção de informação de cada utilizador que, sempre que se desloca a um supermercado, pode registar os bens existentes, ou não. Esses dados são disponibilizados automática e gratuitamente na plataforma sos-covid.com, podendo inclusivamente ser validados e actualizados por outros utilizadores e/ou responsáveis pelo supermercado», explica Hugo Freire da Feralbyte. A mecânica será semelhante à da aplicação Waze, por exemplo.

A ideia da Feralbyte é estender a plataforma a outros países e ao sector farmacêutico, envolvendo as grandes cadeias de retalho para a disponibilização e validação da informação partilhada. Também poderão ser acrescentadas informações sobre os novos horários de funcionamento das lojas e o tempo previsto para acesso ao supermercado.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...