Selo Produto do Ano em braille

logo-pda-2009A Peres & Partners assinou há dois dias um protocolo com a ACAPO que prevê, entre outras acções, a criação do selo produto do ano em braille. A iniciativa foi apresentada à imprensa num almoço de olhos vendados com a directora da ACAPO, Ana Sofia Antunes e o CEO da Peres & Partners, António Peres.

A empresa que elege anualmente o Produto do Ano pretende, com esta iniciativa, sensibilizar os fabricantes para a adopção de formatos de informação inclusiva nos seus rótulos e embalagens, contribuindo para a aplicação da Lei n.º33/2008 de 22 de Julho (em vigor desde 22 de Janeiro de 2009), que prevê a etiquetagem para cegos com informação relativa à denominação, características e prazo de validade, bem como a existência de um acompanhante nas cadeias de supermercados com mais de cinco lojas e 300 m2 de área.

O próximo passo para a implementação do selo Produto do Ano em braille será o contacto com os fabricantes dos 42 produtos que compõem a lista dos eleitos em 2009 de quem dependerá, inteiramente, a inclusão do selo nas suas embalagens. Contactada pela marketeer, Luísa Oliveira, marketing manager da Henkel, afirma que «as marcas estão cada vez mais sensíveis para estes temas». No entanto, a responsável alerta para a existência de um cada vez maior número de selos e para a dificuldade da sua inclusão em embalagens de menor dimensão. «A prioridade é incluir informação obrigatória», refere.pda-braille2

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