Segurança digital ou em casa? Descubra as prioridades dos europeus
É crescente a necessidade de soluções de segurança integradas que abordem as ameaças físicas e digitais em conjunto para oferecer protecção abrangente às famílias. A conclusão é da Allianz Partners que no seu mais recente estudo Allianz Partners Customer Lab entrevistou 10 mil consumidores na Europa concluindo que a segurança na internet e os assaltos a residências são igualmente preocupantes para europeus e consequentemente os portugueses, com quase 40% dos inquiridos a demonstrar preocupação com ambas as ameaças. Trata-se de um estudo e relatório exclusivo com consumidores que analisou o comportamento e as necessidades dos consumidores em relação à habitação, mobilidade, saúde e viagens.
Os resultados revelaram que os adultos jovens com filhos são aqueles que estão mais preocupados com estas questões. Quase metade das famílias presentes neste estudo está razoavelmente preocupada com ambos, sendo que o seu nível de preocupação excede a média em 10 pontos percentuais.
83% dos entrevistados deste estudo valoriza a sensação de segurança em casa, um valor que supera os 78% da amostra de 2022. O sentimento é particularmente forte entre as pessoas com 66 anos ou mais, faixa etária que dá prioridade à segurança doméstica em 87,4% dos inquiridos, enquanto apenas 68,9% dos jovens partilham essa preocupação.
O estudo deixou ainda a nu que as preocupações com o cyberbullying estão em 45,6% das Famílias Millennials (entrevistados com idade entre 26 e 40 anos e com filhos) e em 34,4% das Famílias GenX (entrevistados com idade entre 41 e 56 anos e com filhos).
Acresce que as mulheres (43,2%) se sentem mais vulneráveis a crimes cometidos no meio digital, como roubo de identidade e uso indevido de dados, do que os homens (36,4%).
«Na actual era digital com a sua rápida evolução, é digno de nota que as preocupações com a segurança doméstica estejam a alterar as ameaças tradicionais, como roubos a residências, para ameaças cibernéticas», comenta o responsável da equipa de Dispositivos Móveis e Risco Digital da Allianz Partners. O Allianz Partners Customer Lab reflecte estas preocupações, destacando o crescente reconhecimento de que estas ameaças são um risco importante para empresas e particulares em todo o mundo e a necessidade de medidas de segurança aprimoradas nos domínios físico e digital.
Para pessoas com filhos, como a Família Millennials (42%) e a Família GenX (41,1%), ter uma casa com vigilância e controlada por dispositivos inteligentes é uma prioridade. Em contrapartida, isso é menos importante para quem não tem filhos, com apenas 29,4% dos Millennials sem Filhos e 18,7% dos GenX sem Filhos a partilhar a mesma opinião.