Se costuma devolver com frequência o que compra, atenção porque já há marcas a aplicar taxas
A plataforma de moda online Asos anunciou que está a introduzir uma taxa de devolução no Reino Unido. Trata-se de um valor suplementar que só se aplica aos clientes que, de acordo com a plataforma, têm uma elevada taxa de devolução.
A Asos enviou um e-mail a vários clientes a dar conta de que tinham sido identificados como tendo devolvido bastantes artigos. A loja não revelou os motivos pelos quais estes clientes foram seleccionados.
Assim, quando estes clientes devolvem produtos de valor inferior a 47,4 euros (40 libras esterlinas) da sua encomenda, a plataforma deduzirá 4,68 euros (3,95 libras esterlinas) do reembolso.
A alteração entrará em vigor a 8 de Outubro. Os clientes seleccionados serão relembrados desta mudança no site quando fizerem a sua encomenda. A mudança também se aplica aos membros do programa de fidelidade. Estes terão direito a devoluções gratuitas, desde que guardem pelo menos 17,78 euros (15 libras esterlinas) da sua encomenda.
A nova taxa não se aplica aos clientes que não são considerados devoluções frequentes pela empresa. “Estamos a fazer esta alteração para que possamos continuar a oferecer devoluções gratuitas a todos os nossos clientes”, referiu marca à imprensa britânica.
Em Abril, a Asos anunciou uma quebra de 18% do volume de negócios durante o primeiro semestre do seu ano fiscal. A concorrência com a Shein e a Temu estão no topo da questão, contudo a marca assume que o regresso às compras nas lojas físicas também afectou o negócio.