Santa Casa Challenge Extra COVID-19 já tem finalistas

O desafio tecnológico lançado pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa há cerca de um mês já tem finalistas. São 10 os projectos que concorrem pelo prémio total de 100 mil euros que esta organização tem para atribuir às soluções digitais mais inovadoras no combate ao isolamento social dos idosos como consequência do novo coronavírus.

«Recebemos dezenas de candidaturas e o mais interessante foi perceber que o empreendedorismo e a responsabilização deste desafio não ficou apenas para os empreendedores, mas também para gigantes tecnológicas e o Estado, o que demonstra o interesse da sociedade civil e empresas públicas e privadas em querer agir e contribuir para a solução», adianta Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto.

A par de empreendedores, a shortlist conta com projectos de empresas como Altice, Glint ou Fujitsu e ainda dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. «Vamos seleccionar e apoiar as soluções que se mostrarem mais aptas para fazer face ao isolamento dos idosos de forma definitiva», sublinha ainda Inês Sequeira.

Os vencedores são anunciados a 27 de maio, sendo que podem ser premiados até quatro projectos. A final envolverá uma sessão de pitch pública transmitida em directo na página de Facebook da Casa do Impacto.

Na corrida, há propostas em áreas tão diferentes como gamificação, plataformas de gestão de informação e staff, SaaS, inteligência artificial e aplicações móveis ligadas à área farmacêutica, à inclusão para apoio à deslocação dos idosos, ao apoio e monotorização, robotização social, telemonitorização digital e acompanhamento em tempo real de seniores doentes crónicos, entre outros.

Finalistas:

1. AlertCovidHome
2. Ally Smart Check-In’s – Patient monitoring in Care Homes
3. COVIDtalk
4. ELMO – O seu assistente pessoal
5. FRÁGIL – Forma Rápida e ÁGIL de avaliar fragilidade do idoso ao domicílio
6. HomeCare+
7. Monitor Check
8. Pharma.GPS
9. SmartAL – Monitorização da Saúde à Distância
10. SNS24 – Linha de Aconselhamento Psicológico

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...