Samsung vinga-se da Apple no Japão

Novo capítulo na “guerra” judicial que as duas empresas tecnológicas travam há mais de um ano por todo o mundo. Depois de ter perdido um processo nos Estados Unidos, a Samsung viu agora um tribunal de Tóquio dar-lhe razão num processo semelhante, ao considerar que a empresa sul-coreana não infringiu uma patente da rival Apple relacionada com a transferência de dados.

Se nos Estados Unidos um tribunal da Califórnia condenou a Samsung (que se prepara para recorrer da decisão) a pagar mais de 800 milhões de euros à Apple pela violação de seis patentes, e num tribunal da Coreia do Sul a sentença foi repartida, com as vendas de mais de uma dúzia de modelos de ambas as marcas a serem suspensas naquele mercado, agora chegou a vez de a Samsung sentir o sabor da vitória.

A tecnológica sul-coreana era acusada pela Apple de ter copiado uma funcionalidade que permite que os utilizadores transfiram conteúdos multimédia do iPad e iPhone directamente para computadores. A empresa da maçã, que interpôs o processo em Setembro do ano passado, alegava que esta tecnologia estava presente nos smartphones Galaxy S e Galaxy S II, bem como no tablet Galaxy Tab 7, e reclamava uma indemnização de 100 milhões de ienes (aproximadamente 1,01 milhões de euros), para além da proibição dos modelos naquele mercado, de acordo com a agência Bloomberg.

“Aplaudimos a decisão do tribunal [de Tóquio], a qual confirma a posição que temos vindo a defender de que os nossos produtos não infringem a propriedade intectual da Apple”, reagiu a Samsung em comunicado, citado pelo site da BBC.

Ainda que o processo no Japão dissesse apenas respeito a uma patente – ao contrário do que aconteceu nos EUA e na Coreia do Sul -, nem por isso tinha menor importância ou potencial impacto para as duas concorrentes. Isto porque, sublinha o Financial Times, apesar de o iPhone 4S ter liderado as vendas no mercado nipónico praticamente desde a sua introdução, o smartphone Galaxy S III assumiu a liderança do mercado logo após o seu lançamento, em Junho passado.

Recorde-se que, na sequência da decisão do tribunal da Califórnia, Estados Unidos, onde a “batalha” entre as duas fabricantes foi mais mediática, Samsung e Apple aguardam agora por uma decisão sobre a possível proibição das vendas de oito smartphones e um tablet da Samsung naquele mercado. A decisão será conhecida a 20 de Setembro.

Artigos relacionados