Samsung: Hoje há sessão de cinema na sala de estar

Há muito que a forma como consumimos entretenimento em casa mudou. Tem sido notória a evolução da experiência de televisão em casa, muito além do conteúdo tradicional como o conhecíamos até agora. Observa-se, hoje, um crescimento de números, não só nos conteúdos on demand, como também nas diferentes plataformas de streaming, mais dedicadas a conteúdos de cinema e entretenimento. «Para a Samsung, este é um desafio constante, pois posicionamo-nos como a melhor opção para uma experiência cinematográfica nas nossas salas, considerando um consumidor cada vez mais exigente», contextualiza Carolina Simões de Almeida, head of Marketing and Retail da Samsung Consumer Electronics Portugal.

Nesse sentido, a marca sul-coreana continua a apostar numa gama diversificada, da qual fazem parte televisores e sistemas de som, passando por projectores de alta qualidade que proporcionam experiências realmente imersivas. Tendo já sido apresentadas as inovações da Samsung para 2024, a responsável de Marketing e Retalho da Samsung em Portugal afirma que o catálogo de Smart TV e de entretenimento está agora ainda mais completo. De acordo com Carolina Simões de Almeida, o poderoso e inteligente ecrã Neo QLED 8K 2024, impulsionado pelo processador mais inovador da Samsung, o NQ8 AI Gen3, oferece uma qualidade de imagem incomparável. Este televisor é, para a marca, um dos modelos mais recomendados do portefólio de produtos e demonstra a sua aposta na diferenciação face ao mercado. No caso do processador Gen3, este inclui um motor de Inteligência Artificial (IA) no dispositivo (NPU), duas vezes mais rápido do que o processador Gen2, utilizado na versão anterior, resultando numa qualidade de imagem que o aproxima, mais do que nunca, do seu conteúdo. Para os fãs de desporto, o AI Motion Enhancer Pro resolve problemas comuns com a transmissão de jogos em alta resolução, reduzindo a distorção da bola, por exemplo, uma vez que detecta o tipo de desporto transmitido e aplica o modelo de detecção de bola adequado, utilizando a tecnologia de aprendizagem IA.

Além da qualidade de imagem, também o áudio envolvente é fulcral nas linhas Samsung. No caso do QN900C NeoQLED 8K, este está equipado com 12 colunas multidireccionais e tecnologia Dolby Atmos para uma imersão total. Já a Music Frame é outra das novidades para este ano, tratando-se de uma coluna personalizável e versátil, que se integra na perfeição com todos os equipamentos da marca. Funciona como uma coluna sem fios independente, ou pode ser emparelhada com um televisor Samsung e uma SoundBar, através da funcionalidade Q-Symphony, para enriquecer as capacidades de som surround e melhorar, ainda mais, os sons graves.

E por falar em novidades, também a nova linha OLED traz um grande poder de inovação, destacando-se a tecnologia OLED Glare Free, que permite uma profundidade de imagem e detalhe sem reflexos indesejados, e sem comprometer a qualidade e brilho das cores, assim como o Samsung Tizen, o sistema operativo da marca, que traz as mais recentes apps e serviços, acesso à plataforma SmartThings by Samsung, sendo possível personalizar a interacção com a TV. Já o sistema de segurança e protecção Secured by Knox Security garante segurança em todos os dados pessoais inseridos na televisão. «Todas estas tecnologias vão estar disponíveis em Portugal a partir de Maio de 2024», avança a mesma responsável.

EXPERIÊNCIA AINDA MAIS IMERSIVA

Os fãs de filmes e de séries procuram, acima de tudo, novas formas de viver o cinema em casa, apostando em experiências cada vez mais próximas daquelas que se sentem nas salas de cinema. Actualmente, além dos novos modelos de televisores, projectores e equipamentos de áudio, a Inteligência Artificial passou a ser um grande aliado na vivência de grandes momentos de cinema.

A Inteligência Artificial integrada nos equipamentos é, nesse sentido, um factor diferenciador, que tem permitido proporcionar ao utilizador uma fantástica experiência com equipamentos da marca. «A introdução da tecnologia Quantum Matrix Pro oferece uma visualização cinematográfica de outra dimensão – com um contraste ultrafino em 8K que evidencia até os detalhes mais escondidos da imagem. Combinado com o design das nossas Smart TV, focadas em conseguir a moldura mais fina, esta tecnologia oferece um ecrã optimizado ao máximo, em cada formato», refere Carolina Simões de Almeida.

No que diz respeito ao som, e sendo este um dos elementos fundamentais para uma boa experiência de cinema, a Samsung integra nos novos modelos a experiência Dolby Atmos® com colunas de canal superior, proporcionando um som multidimensional, que coloca o espectador, literalmente, no centro da acção. De acordo com a responsável, «se reforçarmos esta experiência sonora com uma SoundBar Q-Series, obtemos a harmonia perfeita, pois a partir da sincronização com a TV, o som alinha-se com as colunas integradas da televisão e proporciona uma sensação de “envolvimento” do som».

Um dos pontos mais falados pelos utilizadores da Samsung é, igualmente, o serviço Samsung TV Plus, que oferece acesso a notícias, desportos, entretenimento e muito mais. Esta integração de conteúdos ilimitados, seja através de canais de notícias e entretenimento, ou até mesmo de aplicações de consolas de gaming – sem necessidade de box – fornece uma experiência mais simples, rápida e acessível a qualquer pessoa.

Por outro lado, a interface Smart Hub da Samsung leva a descoberta de conteúdos para o próximo nível, minimizando o tempo de pesquisa por títulos e facilitando o acesso à transmissão de filmes, jogos e espectáculos, adaptando-se, até, aos padrões de utilização de cada um dos consumidores.

Apostando precisamente numa experiência mais pessoal e única, a Samsung proporciona diversas formas de personalização dos seus equipamentos. Existem modelos, como a The Frame, que permitem não só a personalização da moldura – através de um catálogo de cores – como ainda oferecem a possibilidade de escolher qual a imagem que o consumidor quer ter no ecrã quando a televisão está desligada (pode ser uma fotografia ou uma obra de arte).

No interior dos equipamentos, a Inteligência Artificial integrada a partir do processador Tizen by Samsung permite analisar os padrões de consumo de cada utilizador sugerindo, por exemplo, opções de visualização mais adequadas ao conteúdo ou, até, sugestões de novas aplicações, tornando a visualização num verdadeiro processo de engagement entre tecnologia e consumidor. Por outro lado, também as assistentes virtuais que integram os equipamentos da Samsung acabam por desempenhar um papel vital nesta personalização. «É o caso da Bixby, a nossa assistente Samsung, que procura programas que mais se adequam ao mood do utilizador, que abre e fecha aplicações dentro do televisor, muda canais e até o volume do som, para que o utilizador relaxe totalmente durante a experiência de utilização do equipamento e apenas se foque no que é importante – o conteúdo», explica Carolina Simões de Almeida.

A OPORTUNIDADE DO STREAMING

Com o aumento exponencial dos serviços de streaming, estas plataformas são um dos drivers mais relevantes para quem cria tecnologia actualmente, e a Samsung não é excepção. O boom no mercado do streaming, conduzido pelos gigantes internacionais, e cada vez com maior foco em conteúdo nacional, veio potenciar a oferta ao consumidor e exigir mais dos equipamentos para visualizar estes conteúdos. «Sabemos que a chamada “connected TV” está a crescer de ano para ano, mas também sabemos que há uma relação directa entre a importância que damos a este tipo de entretenimento e o desejo por uma Smart TV cada vez maior e melhor. Ou seja, quando pagamos por uma subscrição, alugamos um filme ou revemos uma série, queremos ter ao nosso dispor a maior qualidade possível», defende a head of Marketing and Retail da Samsung.

Nesse contexto, é primordial acompanhar as tendências dos conteúdos de streaming e a produção de filmes para garantir que os sistemas de cinema em casa permanecem relevantes. «Para que uma marca como a Samsung funcione, tendo o cinema como um dos seus principais aliados, é importante haver uma coordenação e um trabalho constantes, sobretudo a nível de parcerias», defende Carolina Simões de Almeida, acrescentando que, no caso da Samsung, têm trabalhado com algumas das produtoras mais exclusivas do mercado, como a Pixar, a Disney ou a Warner Bros para o lançamento de blockbusters. «Veja-se o exemplo do lançamento do filme da “Barbie”, no qual a Samsung esteve presente, ou, mais recentemente, o “Aquaman” ou “Dune”. Se visitarmos, actualmente, uma das nossas lojas podemos encontrar, inclusive, cuts de trailers dos filmes a passar nos televisores Samsung », complementa.

APOSTA NA SUSTENTABILIDADE

Actualmente, e tendo em conta a vida do planeta, a agenda mediática atira as marcas para uma posição em que a sustentabilidade deixa de ser uma estratégia e passa a ser uma das áreas mais fundamentais para uma empresa. É o que acontece com a Samsung. «O tornar cada um dos nossos equipamentos mais “verde”, desde a sua produção até ao momento em que chega a casa do cliente, é uma das nossas principais preocupações, que vai desde os componentes à caixa onde é transportado, até ao próprio fim de vida», esclarece a mesma responsável.

Um dos exemplos mais recentes e com o qual o consumidor lida directamente é o comando SolarCell, exclusivo da Samsung, que anula a necessidade de gastar pilhas descartáveis, pois funciona inteiramente através de energia solar. Este comando carrega a bateria com a luz do dia e garante que os utilizadores não ficarão sem energia para comandar os seus televisores ao final do dia.

Para o futuro, e sendo uma das marcas tecnológicas mais reconhecidas do mercado, um dos maiores desafios para a Samsung é estar sempre alinhada com as mais recentes tendências do mercado. «Num sector tão competitivo, isso acaba por ser não só um desafio, mas também uma oportunidade para fazer diferente e melhor, incentivando as nossas equipas a inovar para atender às exigências dos consumidores e à evolução rápida das suas preferências. Por outro lado, as oportunidades incluem a possibilidade de expandir para novas áreas de tecnologia, investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos inovadores e personalizados, assim como focar em estratégias de marketing que destaquem os valores e qualidade da marca Samsung», remata Carolina Simões de Almeida.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em casa”, publicado na edição de Março (n.º 332) da Marketeer.

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