Samsung e Apple apresentam lucros recorde

A Samsung anunciou um resultado líquido de 6,56 biliões de won (cerca de 4,63 mil milhões de euros) no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 91% em relação aos 3,44 biliões de won (2,42 mil milhões de euros) arrecadados no mesmo período do ano anterior.

Pelo terceiro trimestre consecutivo, a Samsung quebrou o recorde interno de resultados líquidos, bem como o de lucros operacionais. Entre Julho e Setembro, as receitas da Samsung totalizaram 52,2 biliões de won (36,8 mil milhões de euros), de acordo com um comunicado da empresa, citado pelo The Wall Street Journal.

Os resultados podem ser explicados pelo facto de a Samsung ter lançado o smartphone Galaxy S III em Maio, enquanto a Apple só lançou o iPhone 5 no final de Setembro, o que levou a empresa sul-coreana a prever resultados mais comedidos no próximo trimestre. A unidade de telecomunicações contribuiu para 69% do lucro operacional da Samsung.

Também a Apple anunciou os seus resultados trimestrais. A empresa norte-americana obteve, no terceiro trimestre, um lucro de 8,22 mil milhões de dólares (6,37 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 24% em relação aos 6,62 mil milhões de dólares (5,13 mil milhões de euros) arrecadados no período homólogo.

Entre Julho e Setembro, as receitas da Apple cresceram 27% para 35,97 mil milhões de dólares (27,89 mil milhões de euros), sendo que a empresa vendeu 14 milhões de iPads, mais 26% em relação ao período homólogo.

Apesar de tudo, os resultados da empresa foram prejudicados pelos custos de desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente o iPad mini, o iPad de quarta geração, e novos modelos do Macbook Pro, Mac Mini e iMac. No período em análise, os custos operacionais da empresa liderada por Tim Cook subiram 29% para 3,46 mil milhões de dólares (2,68 mil milhões de euros).

Samsung consolida liderança mundial

Pelo terceiro trimestre consecutivo, a Samsung sobrepôs-se às rivais Nokia e Apple como maior fabricante mundial de smartphones.

Segundo os dados da analista de mercado Strategy Analytics, a empresa sul-coreana vendeu 56,9 milhões de equipamentos no terceiro trimestre do ano, o que corresponde a uma quota de mercado mundial de 35%. Já a Apple vendeu, de acordo com a mesma fonte, 26,9 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 58% em relação ao período homólogo, mas corresponde a uma quota de mercado de apenas 17%.

Artigos relacionados