Salutem: «Queremos transformar a alimentação para vivermos mais e melhor»
Foi na década 50 que a Salutem começou a produzir farinhas à base de soja. Actualmente, oferece cerca de 400 produtos em várias categorias e tem como objectivo transformar a alimentação para os seus consumidores viverem mais e melhor.
Adquirida pelo Grupo Sovena no final de 2021, através da sua “mãe” Centazzi, a Salutem tem como missão fortalecer a posição da Sovena no mercado de alimentação saudável, reforçando o seu posicionamento, tanto no mercado nacional como internacional. Com sete décadas de existência, a Salutem apostou agora num rebranding que já está visível nas embalagens, bem como em novas receitas e novas gramagens. O novo logo inclui uma linha da vida que pretende representar o legado da marca na alimentação.
Em conversa com a Marketeer, Catarina Batalha, directora de Marketing da Salutem, explica as mudanças que estão a ser introduzidas numa marca que completa, agora, 70 anos.
De que maneira é que a empresa está a assinalar os 70 anos da marca?
Sendo uma data relevante, sentimos a necessidade de celebrar o nosso percurso e de nos questionar como poderíamos continuar a inspirar as pessoas a ter um estilo de vida equilibrado, todos os dias.
Ainda em 2023, desencadeámos uma reflexão estratégica profunda, envolvendo colaboradores, consumidores, clientes, chefs e nutricionistas. Deste longo processo nasceu o compromisso de modernizar a nossa imagem, tendo presente o nosso posicionamento de que a nutrição e a longevidade estão de mãos dadas. Decidimos, por isso, celebrar este aniversário através de um rebranding que acreditamos que irá facilitar a comunicação dos nossos valores e posicionamento no mercado.
Porquê agora a aposta no rebranding?
Somos pioneiros na alimentação saudável em Portugal e prova disso é que na década de 50 começámos a produzir farinhas à base de soja. Actualmente, oferecemos cerca de 400 produtos em várias categorias e o nosso objectivo é claro: queremos transformar a alimentação para vivermos mais e melhor.
Assumindo este pressuposto, e como resultado do processo de reflexão estratégico, nasceu a necessidade de darmos uma nova cara ao nosso branding para chegarmos a todas as gerações, com uma abordagem dinâmica e moderna.
O que é que a empresa pretende transmitir com este rebranding e com o mote?
A marca Salutem tem um legado importante e uma responsabilidade informativa, de educação e literacia para com o consumidor. Para nós, a alimentação é um dos pilares da longevidade e a nossa missão está ligada à necessidade de promover um estilo de vida equilibrado. O nosso slogan “Para a vida toda” vem reforçar o nosso posicionamento em ajudar as pessoas a adoptar uma alimentação mais equilibrada, conscientes que este caminho se faz com pequenas mudanças e que estas mudanças não têm tanto a ver com a idade de cada um, mas com o momento da sua vida. Como marca, queremos estar sempre lá. Com os produtos e o suporte necessário para ajudar as pessoas nesse processo de transição, acreditando que estaremos a contribuir para uma vida mais longa e de maior qualidade.
Na Salutem respeitamos, por isso, os ritmos naturais de cada um e sabemos que a não interferência no ritmo individual permite retirar pressão e motivar a mudança. A linha presente no logótipo representa esse apoio que damos às pessoas na procura por uma vida mais equilibrada, seja qual for o momento da sua vida.
Recentemente a preocupação com viver melhor tem vindo a ganhar importância. A Salutem nasceu à frente do seu tempo?
Tentamos estar sempre um passo à frente. É algo que está no nosso ADN.
Sabemos que nos dias de hoje existe uma maior pressão no que diz respeito à alimentação saudável e nós queremos criar uma ligação entre os nossos produtos e os seus benefícios para a saúde das pessoas.
Como referido, temos como objectivo ajudar, simplificar e acompanhar todos os momentos da vida de cada pessoa, retirando a pressão e procurando oferecer uma alimentação equilibrada e intergeracional, com vantagens para todos viverem com mais e com maior qualidade. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído, e com algum humor.
Quais os produtos mais relevantes em termos de volume de vendas? E em valor?
No nosso top de vendas temos produtos de diferentes categorias, como os cereais de pequeno-almoço, bolachas, farinhas, sementes, proteínas vegetais e chás. Dentro dos cereais, destacamos as granolas, os mueslis e os flocos, com muita relevância no nosso portfólio. Já nas bolachas, as tortitas de milho e de arroz, e as tortitas de aveia, a nossa mais recente novidade, têm vindo a crescer e actualmente somos a maior marca de tortitas simples no mercado português.
Que áreas de produtos, dentro da gama em que estão presentes, serão reforçadas nos próximos meses e a que necessidades procurarão responder?
Com o novo rebranding estamos a relançar alguns produtos, melhorando as receitas e realçando os seus benefícios. A título de exemplo, poderia referir as duas opções de granolas anti-ox, uma mistura de cereais, frutos secos e sementes sem açúcares adicionados, com um alto teor em vitamina E e Ómega 6. Acabámos de lançar duas granolas familiares, numa embalagem de 700g. Até ao final do ano teremos mais novidades.
Qual a importância dos influenciadores para a estratégia da marca?
Os influenciadores fazem parte de qualquer plano de marketing e comunicação, sendo fundamentais para a correcta percepção dos valores da nossa marca.
Para democratizar o acesso a uma alimentação equilibrada, temos de ter um papel muito activo na literacia e no apoio ao consumidor neste processo. Sem dúvida que os influenciadores que façam fit com os nossos valores vão conseguir divulgar, de forma eficaz, as mensagens adequadas ao nível dos hábitos alimentares, exercício físico e bem-estar.
Texto de Maria João Lima