Sagres: Um brinde à portugalidade, à convivialidade e à inclusão

Com uma ligação de quase 30 anos, a cerveja Sagres foi a primeira marca a formalizar o apoio à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em 1993. Uma relação que foi evoluindo ao longo do tempo de forma consistente, através do apoio às Selecções Nacionais de Futebol – Masculina e Feminina – o que, segundo Catarina Ferraz, responsável de Marketing da Sagres, reforça a ligação de várias décadas da cerveja Sagres ao futebol nacional.

Ao longo desta caminhada, a Sagres tem vivido vários momentos importantes. Destaque, como um desses momentos, para a vitória no Euro 2016, não esquecendo o histórico segundo lugar no Euro 2004 jogado em casa, bem como a vitória na primeira edição da Liga das Nações. Mais recentemente, e igualmente relevante foi poder acompanhar a prestação da Selecção Feminina no Europeu de Futebol de 2022, em Inglaterra.

«É com as nossas Selecções que partilhamos o posicionamento e valores da marca, desde sempre presentes no nosso ADN – Portugalidade, Convivialidade e Inclusão, para além da grande paixão por este desporto», sublinha a responsável.

A parceria com a FPF tem ainda como objectivo entusiasmar os adeptos, aproximando-os ainda mais deste desporto, e contribuir para novos momentos de convívio e celebração.

O Mundial é sempre um momento entusiasmante e que desperta paixões, por isso, e com o Mundial de 2022 ao virar da esquina, a Sagres quer reafirmar o seu apoio e ligação histórica à Selecção Nacional e convocar todos os portugueses para juntos apoiarem os jogadores e defendermos as nossas cores.

Como forma de apoio à Selecção, a Sagres apresentou recentemente a nova campanha da marca, com o mote “Com a Seleção, sem cerimónias”, que tem como objectivo mostrar num tom positivo como o convívio, a união e o fair play combinam na perfeição com uma Sagres na mão.

Presente em TV, digital e exterior, a campanha retrata os verdadeiros valores da cerveja Sagres, nomeadamente Portugalidade, Convívio e Inclusão. Conta com a participação de quatro jogadores da Selecção Nacional – Bruno Fernandes, Diogo Dalot, Nuno Mendes e Ricardo Horta – bem como da jogadora Rute Costa, guarda-redes da Selecção feminina de futebol.

Simultaneamente, a Sagres lançou no seu website o Passatempo “És tu e mais 10”, no qual os participantes se podem habilitar a três prémios semanais e ao Grande Prémio final, que dará a possibilidade ao vencedor e a mais 10 amigos de viverem a oportunidade única de serem jogadores da Selecção por um dia, numa experiência inesquecível na Cidade do Futebol.

A responsável de Marketing da Sagres lembra que o futebol é um tema que assume uma relevância muito grande no dia-a-dia dos consumidores, tal como a cerveja Sagres. «Ao apoiarmos o futebol nacional, e em especial a nossa Selecção, estamos a reforçar a nossa liderança na associação ao futebol em Portugal.»

E quando se tem uma parceria com quase 30 anos, não se pode olhar para a história de forma isolada e ver apenas o momento presente. «Ao contrário do que se diz no futebol, a base do sucesso não está em “pensar jogo a jogo”.» Catarina Ferraz sublinha que a ligação de Sagres à Selecção Nacional vai muito além da performance de equipa num Mundial. «É uma partilha intrínseca de valores e de visões para o futuro. A Selecção é a representação de uma portugalidade agregadora, inclusiva e positiva, em que todos nos sentimos parte de uma grande claque que torce pela Equipa das Quinas.»

Para a Sagres, o retorno mais valorizado é poder fazer parte desta história e estar ao lado de todos os portugueses nestes momentos de união em torno do futebol e da Selecção. «Estamos sempre ao lado da Selecção nos momentos bons e nos menos bons, mas é claro que estamos todos a torcer para que a Selecção viva grandes sucessos neste Mundial!»

APOIAR O CANAL HORECA

Desde sempre que o canal Horeca é um parceiro de referência para a marca Sagres, uma vez que o consumo de cerveja em Portugal é essencialmente feito fora de casa.

«Sabemos que este ano será atípico pela realização de um Mundial no Inverno, mas também desafiante, pelo que é crucial activarmos tanto o canal Horeca como os Hipers e Supers», comenta Catarina Ferraz. Na sua perspectiva será interessante acompanhar a evolução do consumo de cerveja no último trimestre, já que, historicamente, os campeonatos realizam-se no Verão. Com um Mundial “fora de época”, o consumo de cerveja pode ter aumentos significativos, um comportamento que se costuma verificar neste período, noutras categorias de bebidas.

A profissional não tem dúvidas de que os portugueses continuarão sempre a juntar-se nos seus restaurantes, cafés e bares de eleição para assistirem aos jogos da Selecção, mas acredita que «certamente também existirão outros momentos de convívio em casa, pelo que é igualmente importante estar com todos os portugueses nas diferentes situações».

Assim, para além da comunicação do Passatempo “És tu e mais 10”, a Sagres terá ainda outras acções que incluem visibilidade de marca no canal Horeca e nos Hipers e Supers de norte a sul do País, como um novo pack de cerveja Sagres MiNi de apoio à Selecção Nacional e conteúdos digitais.

Recentemente, a Sagres renovou o contrato de patrocínio com a FPF até 2028. «Este novo ciclo será a continuação natural da caminhada que temos feito em conjunto até aqui, em que Sagres está ao lado da FPF e das Selecções Portuguesas nos momentos marcantes e nos mais desafiantes.» Para já, têm os olhos postos na Selecção Masculina e no Mundial de 2022, mas o próximo grande passo será o apuramento da Selecção Feminina para o Mundial de 2023, na Austrália e Nova Zelândia.

Aliás, a Sagres, enquanto patrocinadora da Selecção Nacional de Futebol A feminino, encara com grande expectativa o crescimento do Futebol Feminino e tem assumido o papel fundamental de promoção e divulgação dos feitos e evoluções do Futebol Feminino em Portugal. «A nossa mais recente campanha é um claro exemplo disso, com a participação da Rute Costa como protagonista de um jogo de futebol entre amigos. São vários os conteúdos que desenvolvemos com vista à promoção de um futebol inclusivo e positivo e que continuaremos a comunicar de forma consistente», salienta a mesma responsável.

Para além disso, toda a jornada da Selecção Feminina tem sido acompanhada nas redes sociais da Sagres, nomeadamente a participação no Europeu de 2022 e mais recentemente os jogos de play-off de acesso ao Mundial de 2023, nos quais Portugal alcançou duas vitórias históricas, que deixam a Selecção a um passo do acesso à fase final. «Será com muito orgulho e entusiasmo que vamos continuar a acompanhar a jornada da Seleção Feminina nos próximos meses.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mundial de Futebol do Qatar”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

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