SABSEG: Agarra-te para continuar
Fevereiro de 2022 marcou o início de uma nova era na SABSEG e, também, na responsabilidade social, numa visão sustentada nos valores da ESG, como são o Ambiente, a Sustentabilidade e a Governança. Assim nasceu o AGARRA- TE, um projecto que teve tempo suficiente de maturação, para ir crescendo de forma sustentada, de modo a que a corretora conseguisse mostrar aos stakeholders que a verdadeira missão de uma empresa pode ir muito além da sua actividade económica.
Com base nesta visão, foi desenvolvido o AGARRA-TE. Da concepção à realidade passou pouco tempo até ao kick-off de um programa que alia a paixão ao talento jovem e compromisso com a responsabilidade social e ambiental, concretizando- se em acções que promovem Inovação, Diversidade, Inclusão e Compromisso. O AGARRA-TE nasceu de uma necessidade identificada no mercado e na sociedade: dar oportunidades reais a jovens talentosos, acompanhando-os na concretização dos seus sonhos, dando alguma contribuição para uma sociedade mais justa e sustentável.
«Não tendo relação directa com o mundo dos seguros, acaba por complementar a nossa missão, uma vez que, ao promovermos o AGARRA-TE junto de grupos de classes identificadas, estamos, também, a alertar para a necessidade de praticar desporto ou ocupar tempos livres de forma cultural, através da música, da arte ou da expressão plástica. Esta tentativa de integração leva a menos problemas, por exemplo, sociais ou de saúde», começou por afirmar Rui Romeiro, director-geral de Comunicação e Marketing da SABSEG e o responsável por desenvolver esta ideia.
O AGARRA-TE é mais do que um programa de apoio ao talento jovem; é um “compromisso contínuo com a transformação” positiva da sociedade, e uma afirmação de que o crescimento sustentável só é possível quando a inovação e a diversidade são valores centrais. Esta visão, e nunca é de mais referir, está profundamente alinhada com os parâmetros de ESG (Environmental, Social and Governance) que a SABSEG defende e é através deste programa que a empresa procura concretizar a responsabilidade de impactar a sociedade, enquanto também eleva o talento nacional. O projecto AGARRA- TE acaba por ser um veículo condutor do ADN da SABSEG para o exterior e é, assim, um reflexo da empresa e dos “valores fundamentais para a construção de um futuro mais inclusivo e responsável”.
COMPROMISSO COM A SOCIEDADE
«Na SABSEG, enquanto corretora líder do mercado, temos um compromisso com os clientes, que não queremos defraudar de forma alguma», frisa Rui Romeiro, fazendo uma analogia ao projecto do AGARRA-TE, onde estão patentes «valores essenciais para o desenvolvimento sustentável da sociedade».
«Estes valores não só guiam as nossas acções, mas também definem o perfil dos nossos embaixadores. Seleccionamos jovens talentos de diferentes áreas – desde o desporto às artes e disciplinas emergentes – que partilham connosco a ambição de fazer a diferença» (ver caixa), acrescenta o responsável.
Estes são princípios essenciais para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e equilibrada. Os embaixadores do AGARRA-TE representam diferentes culturas, origens e talentos, e é através deles que a SABSEG quer «mostrar ao País que, independentemente do percurso ou das circunstâncias, é possível criar um impacto positivo e transformar realidades». Esta diversidade reflecte-se nas várias modalidades apoiadas – do surf ao skate, da música à ilustração e mais recentemente à esgrima e ao futebol feminino –, dando visibilidade a talentos emergentes que representam o futuro de Portugal.
O INÍCIO DE TUDO
Mas, afinal, como e porque razão nasceu o AGARRA-TE? Sendo este um projecto que não faz «match necessariamente com seguros, tem uma vertente social forte. E para uma marca como a SABSEG, é importante desenvolver estes aspectos como a inclusão e a responsabilidade social», salienta Rui Romeiro.
O compromisso da SABSEG com os supracitados valores permite, no entender de Rui Romeiro, «inspirar outras empresas e parceiros a adoptarem modelos de actuação que valorizem o impacto social e ambiental». A SABSEG, acrescenta ainda, pretende «ser uma referência no mercado, não apenas no serviço de corretagem de seguros, mas também na tentativa de fazer a diferença na vida das pessoas e nas comunidades onde estamos inseridos». Depois de ter patrocinado competições de futebol profissional, onde teve uma imagem vincada e de sucesso, chegou o momento da SABSEG promover outras actividades. A aposta no AGARRA-TE passou a fazer ainda mais sentido.
«Já tínhamos o ADN muito forte nos patrocínios desportivos. Isso levou a que tenham existido alguns pedidos de apoio de jovens de outras áreas e resolvemos que havia talento para desenvolver. O nosso apoio foi quase orgânico», explica.
IMPACTO SOCIAL E ESG
O compromisso com os princípios de ESG acaba por ser uma extensão natural da filosofia da SABSEG. E o AGARRA-TE é uma das principais ferramentas para colocar em prática os princípios ambientais, sociais e de governança defendidos, com acções concretas que vão desde a promoção de práticas sustentáveis até à criação de parcerias com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e entidades públicas.
No pilar ambiental, destacam-se as acções de limpeza de praias e de sensibilização ambiental, nas quais a SABSEG envolve embaixadores, mas também a comunidade local e as IPSS com quem colabora. Aliás, no último Verão, organizou uma acção de limpeza de praia em Santa Cruz, que contou com a participação de jovens locais e a colaboração da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante o Festival Santa Cruz Ocean Spirit.
«Esta e outras acções permitem-nos criar uma rede de apoio que impacta o meio ambiente e sensibiliza as comunidades para a importância da sustentabilidade», salienta.
No que diz respeito ao impacto social, o AGARRA-TE proporciona aos embaixadores um acompanhamento próximo, possibilitando o seu crescimento a nível pessoal e profissional.
«Colaboramos com instituições como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e outras IPSS locais, promovendo actividades que reforçam os valores de inclusão e igualdade de oportunidades, criando um ambiente propício ao crescimento e maturidade de jovens talentos», diz Rui Romeiro, para quem as «parcerias com IPSS permitem criar uma rede de apoio sólida, não só para os embaixadores do AGARRA-TE, mas também para as comunidades onde as IPSS actuam». E isso, acrescenta, «reforça o compromisso social da SABSEG».
Para a SABSEG, o AGARRA-TE mostrou, nas três edições, casos de sucesso, nos quais jovens talentos viram as carreiras desenvolverem-se graças ao apoio e às oportunidades oferecidas pelo programa. Mais do que uma plataforma de lançamento, o AGARRA-TE é uma estrutura de acompanhamento e desenvolvimento, que oferece aos jovens a possibilidade de acederem a redes de contacto, formação e visibilidade.
O sucesso dos embaixadores demonstra o potencial e a diversidade do talento jovem em Portugal e este apoio permite crescimento nas respectivas áreas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. «É com grande orgulho que assistimos ao crescimento destes jovens e ao impacto que o seu trabalho tem na comunidade.»
ACÇÕES QUE TRANSFORMAM VIDAS
O impacto do AGARRA-TE vai muito além do apoio aos embaixadores. Cada edição do programa traz consigo um compromisso renovado de promover acções de responsabilidade social que impactam positivamente as comunidades locais. Em colaboração com as IPSS e outras entidades são organizadas actividades que abrangem diferentes áreas, desde a sensibilização ambiental até ao apoio directo a grupos vulneráveis.
A SABSEG acredita que o papel de uma empresa é também contribuir para a transformação social. O AGARRA-TE é uma forma de concretizar esta missão, criando iniciativas que “impactam os embaixadores e também as comunidades onde o projecto está presente”. «Um exemplo concreto é a parceria que temos com várias instituições sociais, com quem organizamos actividades que promovem os valores já referidos e o nosso projecto. No fundo, a SABSEG pretende alertar para a necessidade de olhar para a globalidade, reforçando o tal compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a criação de um futuro melhor para todos.»
O AGARRA-TE é um projecto em constante evolução, com novas áreas de talento e novos embaixadores em cada edição. «Temos a ambição de tornar o AGARRA-TE numa referência nacional no apoio ao talento jovem e na promoção da responsabilidade social e ambiental.» Mas importa deixar claro, frisa, que o projecto é, em última análise, «uma extensão dos valores e do compromisso da SABSEG com a sociedade». E acrescenta: «Queremos ser uma referência não só como corretora de seguros, mas como um agente de transformação social.»
Esta é uma iniciativa visionária e um exemplo claro de como as empresas podem ser agentes transformadores na sociedade. «A SABSEG vai continuar a crescer na corretagem de seguros, mas também na responsabilidade social. As oportunidades estão por perto, basta querermos despertar para elas», refere Rui Romeiro.
A SABSEG está já a pensar na edição de 2025, tanto em termos de nomes de embaixadores, como de áreas de actuação. Não há como parar! O Futuro é na SABSEG! Muito mais que uma frase. Uma convicção.
» Rui Romeiro, director-geral de Comunicação e Marketing da SABSEG
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.