Sabe quem acede aos seus dados? Apple alerta para a utilização indevida
Os seus dados podem ser adquiridos por terceiros num abrir e fechar de olhos e é precisamente isso que o novo anúncio da Apple quer mostrar. A acção publicitária reinventa um cenário de leilão, onde aquilo que está a ser licitado é toda a informação de uma jovem alguma vez partilhada na internet.
“Artefactos” como o seu histórico de pesquisa, transacções, lista de contactos ou compras efectuadas desaparecem num estalar de dedos mesmo à frente da protagonista. E é depois de ver muitos destes dados licitados pelo público presente que a jovem selecciona a opção “não monitorizar” no seu iPhone 13 e ajusta as definições de privacidade do email, levando a que tudo e todos os presentes no leilão se desvaneçam.
“O iPhone tem definições de privacidade como a App Tracking Transparency e a Mail Privacy Protection que ajudam a controlar quem vê e quem não vê os dados”, explica a Apple, citada pelo site DesignTaxi. A gigante tecnológica espera, com este anúncio, ajudar os utilizadores a perceber que os dados podem ser utilizados de diversas formas e que há opções disponíveis para impedir que sejam sequer acedidos.