Sabe quanto pode poupar se retirar do banco o seguro de vida associado ao crédito habitação?

A insurtech nacional Mudey lançou uma calculadora online que permite aferir a poupança que pode ser gerada pela transferência do seguro de vida associado ao crédito habitação de um banco para fora do banco.

«Ao obter um crédito habitação, os bancos colocam algumas condições, nomeadamente, a necessidade de contratar um seguro de vida associado, colocando o Banco como beneficiário irrevogável. No entanto, o que muitos consumidores ainda desconhecem é que é possível escolher onde fazer esse seguro. Pode ser feito junto do Banco, diretamente com uma seguradora ou através de um mediador de seguros», explica Ana Teixeira, cofundadora da Mudey.

A funcionalidade desenvolvida pela Mudey na sua plataforma já permitia pesquisar, comparar, comprar e gerir mais de 20 tipos de seguros totalmente online. Agora, a calculadora “Poupança Crédito Habitação” permite avaliar se fica mais barato contratar o seguro associado ao crédito através do banco ou de uma seguradora, tendo em conta os vários componentes a ele agregado, como o spread.

A calculadora está disponível não só para clientes da Mudey, mas também para todos os que tenham interesse em fazer a simulação e perceber como reduzir as despesas associadas ao seguro de vida crédito habitação – quer este já exista ou venha a ser contratado.

A comparação processa-se online, em poucos minutos e de forma simplificada. É pedido que o utilizador indique o valor do crédito habitação em dívida, o valor do spread e o preço mensal do seguro de vida aplicado pelo banco e quantas prestações (em meses) faltam até ao final do crédito.

Para que a comparação seja possível, é perguntado o valor do spread proposto pelo banco, caso o seguro seja feito fora do seu controlo. A própria plataforma indica de forma automática qual o valor mensal do seguro, caso este seja feito através da Mudey. A estimativa de poupança é calculada e disponibilizada imediatamente, na plataforma, ao utilizador. A Mudey encontrou poupanças até 60%.

«Mesmo que exista indicação por parte do gestor do Banco de que o spread aumenta quando o seguro de vida não é feito com o Banco, na maioria das vezes, a troca compensa e, existe uma poupança mensal real. No entanto, cada caso é um caso, e por isso mesmo esta nova ferramenta permite calcular o valor concreto para cada pessoa», explica a responsável.

Artigos relacionados