Sabe qual o partido que mais gasta em publicidade no Google?

Oferecer mais transparência na publicidade de cariz político exibida nas suas várias plataformas, incluindo o YouTube, é o objectivo da Google ao implementar um conjunto de novas medidas e funcionalidades. A partir de agora, os internautas têm acesso a mais dados sobre anúncios que envolvam partidos políticos mas também candidatos ou actuais deputados do Parlamento Europeu.

No mais recente relatório de transparência, por exemplo, é possível descobrir que foram publicados 8420 anúncios políticos nas plataformas da Google, na União Europeia, desde 21 de Março. Os gastos em publicidade no mesmo período ascenderam a 534.600 euros. Portugal faz parte do grupo de países que não gastou dinheiro em anúncios neste período, a par da Bulgária, Croácia e Eslovénia, entre outros.

Por outro lado, Espanha foi o país que mais gastou, tendo o montante chegado aos 222.450 euros. A Finlândia também está entre os que mais gastaram: 142.450 euros.

O mesmo relatório mostra quais os principais anunciantes. Desde 21 de Março, o Coalicion Electoral Unidas Podemos (Espanha) foi o anunciante que mais gastou (132.450 euros), bastante distante do segundo lugar, ocupado pelo Ciudadanos – Partido de la Ciudadanía (Espanha) com 57.300 euros.

Apesar de as novas medidas da Google terem como pano de fundo as próximas eleições europeias, os mais recentes resultados são influenciados pelas eleições que decorreram em Espanha no passado domingo.

Qualquer pessoa pode aceder e utilizar estas informações, sendo que o relatório é actualizado semanalmente. “Apoiar as eleições em todo o mundo é importante para a Google. Iremos continuar a trabalhar em parceria com a União Europeia – através do seu Código de Conduta para Combater a Desinformação -, publicando relatórios regulares sobre o nosso trabalho para impedir os abusos”, indica a tecnológica em comunicado, acrescentando que também está a colaborar com governos, entidades oficiais e ONGs, entre outros, para reforçar a protecção dos eleitores.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Kapten lança função de arredondamento solidário