Sabe o que é Forest Therapy? Prática de inspiração japonesa chega a Portugal

Forest Therapy é uma terapia inspirada na prática japonesa de Shinrin-Yoku, que significa receber a floresta através dos sentidos. No fundo, consiste numa sequência definida de movimentos ou actividades que permite alcançar um ritmo de contemplação e reflexão.

Quem gostaria de experimentar esta prática ancestral pode contar com a Renature, que se apresenta como a primeira empresa em Portugal a disponibilizar os “comprovados benefícios da Forest Therapy”. Praticada sempre ao ar livre, esta terapia ajuda a restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso, promovendo a saúde e bem-estar. Segundo a Renature, pode ser um escape para o stress do dia-a-dia e uma ferramenta útil para gestores, por exemplo.

“Como prática individual ou dentro de um programa de desenvolvimento de Recursos Humanos para as empresas e seus colaboradores, a Forest Therapy é uma prática que começa a ser incontornável”, indica a empresa, em comunicado.

Neste momento, a Renature trabalha em 14 florestas, bosques e parque naturais, desde Monsanto à Mata Nacional do Buçaco, passando pelo Parque Natural de Sintra-Cascais, Boomland ou Serra da Lousã, entre outros. É aqui que se realizam os vários programas disponíveis, pensados para dar resposta a diferentes necessidades: podem ter a duração de apenas três horas ou de cinco dias, consoante o objectivo proposto.

Forest Therapy, Remotely Guided Forest Therapy, Slow Day, Restorative Nature Week ou Digital Detox são algumas das opções disponíveis para indivíduos e famílias. Já no mundo dos negócios, destaque para programas como Stirring Inspirations, Expanded Clarity ou Circle of Wisdom, todos exclusivos da Renature.

«O ritmo do dia-a-dia, a mudança para as grandes cidades, a cada vez maior utilização da tecnologia e, mais recentemente, a pandemia e isolamento social, levaram a que nos afastássemos cada vez mais da natureza, da floresta, das nossas raízes. O objectivo da Renature é voltar a ligar os seres humanos à natureza para que possam restabelecer o equilíbrio, saúde e bem-estar na sua vida, inspirando-os a cuidar do nosso planeta, valorizando a sua herança natural. Estivemos seis meses a pensar como, de uma forma profissional e segura, poderíamos devolver às pessoas a natureza», explica Maria do Carmo Stilwell, fundadora da Renature.

Também conhecida por Geeta, a responsável por detrás da Renature é licenciada em Farmácia e trabalhou em multinacionais da área da saúde. Para complementar esta formação, tornou-se guia certificada e formadora de guias de Forest Therapy.

A Maria do Carmo Stilwell junta-se ainda Luis Valente, também sócio da Renature e responsável pela co-criação dos programas para empresas. Segundo o responsável, esta poderá ser a solução para a ausência actual de contacto devido à Covid-19.

«O digital nunca substituirá a interação de colaboradores e equipas e, com essa inevitabilidade, a floresta e o ar livre são o local de eleição para reunir equipas e reforçar sentimento de pertença. Criámos vários programas mas o meu preferido é o Relaxed Presence, onde convidamos as pessoas a estarem, pura e simplesmente, na presença da natureza e umas das outras. Vivemos tempos muito marcantes e só soluções marcantes ajudarão gestores, equipas e empresas a florescerem, tal como uma floresta», aponta Luís Valente.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...