Sabe mesmo como fazer uma pesquisa na internet? A Google explica

Os motores de pesquisa são utilizados diariamente por inúmeras de pessoas em todo o Mundo. Contudo, um estudo da Google revela que a grande maioria (85%) não sabe como optimizar os resultados daquilo que procura.

Assim, e para ajudar os utilizadores a encontrarem mais facilmente as informações, a Google disponibiliza um guia prático para o dia-a-dia – seja para encontrar o produto certo, entender mais sobre um determinado assunto ou verificar uma informação que ouviu dizer.

  1. Pesquise por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou ambos. Em vez da palavra “ou” também pode usar o sinal de pontuação “|”.
  2. Para encontrar uma correspondência exacta no Google, coloque a frase de pesquisa entre aspas.
  3. Utilize o símbolo menos para excluir palavras da pesquisa.
  4. Procure por páginas que tenham no título a palavra pesquisada.
  5. Coloque “..” entre dois números para pesquisar por um intervalo de preços específico.
  6. Restrinja a sua pesquisa a uma página web específica colocando o operador “site:” seguido do domínio onde pretende procurar a informação.
  7. Pesquise dentro dos links por uma palavra ou palavras específicas. Os resultados vão trazer apenas os links que contêm a palavra pesquisada. Se adicionar um site na pesquisa, pode refinar ainda mais os resultados.
  8. Utilize o operador “define:” antes de uma palavra para encontrar a definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado ao Google.
  9. O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt, ppt, etc.
  10. Combine os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados.

A gigante tecnológica sugere ainda a pesquisa por voz ou por imagens, assim como por período de tempo. Além disso, deixa o alerta: não insira a resposta à pergunta, já que pode influenciar os resultados de pesquisa. Por exemplo, ao inserir “Os golden retrievers pesam 85 quilos” corre o risco de encontrar “85  quilos” na página web de resultados, mesmo que essa não seja a resposta correcta.

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