Sabe identificar fraudes? Airbnb e PSP juntam-se para partilhar dicas
O aumento do custo de vida está a criar condições para que os autores de fraudes prosperem. Enquanto os turistas procuram um bom negócio, os burlões podem levar as pessoas a pagar por transferência bancária através de anúncios, sites e chamadas telefónicas falsas.
Desta forma, a Airbnb estabeleceu uma parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) para aumentar a sensibilização para as fraudes e manter as pessoas seguras online quando reservam as suas férias.
- Nunca clique em links inesperados – saiba como detectar mensagens de correio electrónico, sites, textos e publicações em redes sociais falsos, pois os links podem levá-lo a um site falso concebido para se parecer com sites que conhece.
- Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados – se uma oferta ou proposta parecer demasiado boa para ser verdade, pode tratar-se de um burlão e é melhor terminar imediatamente qualquer comunicação.
- Se puder, pague com cartão de crédito e evite fazer transferências bancárias – o pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor protecção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.
- Permaneça na plataforma da Airbnb para reservar, pagar e comunicar – as estadias devem ser sempre reservadas e pagas apenas na plataforma para tirar partido dos processos seguros, dos reembolsos e das políticas de apoio da Airbnb. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar de imediato à Airbnb.
- Verifique o link do site – Antes de pagar online ou de fornecer quaisquer dados confidenciais, utilize a aplicação da Airbnb ou aceda directamente ao site.
- Comunique qualquer problema imediatamente – a equipa de Apoio à Comunidade da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para prestar assistência e, se achar que foi vítima de uma burla, contacte o seu banco, pois este poderá recuperar o seu dinheiro.