Sabe como tornar uma campanha mais eficaz? Estas 5 dicas podem ajudar
O mundo da publicidade é complexo, cheio de recantos por descobrir e de curvas e contracurvas para contornar. Há um obejctivo comum que une o sector: o sucesso das campanhas e da comunicação das marcas. Contudo, a sua eficácia nem sempre é fácil de alcançar, mas o mais recente relatório do WARC, “Anatomy of Effectiveness”, promete ajudar todos os profissionais nesta questão através de cinco pontos-chave.
São eles:
– Investir no crescimento: é importante perceber como a dimensão da marca, o investimento na campanha e a dinâmica do sector irão determinar o nível de eficácia. Este é o primeiro passo que influenciará o orçamento e os objectivos a alcançar.
– Equilibrar os gastos: há que definir o enquadramento de investimento para garantir um sucesso sustentável. Sejam efeitos a longo ou curto prazo, construção de marca, marketing performance ou outro resultado, é crucial planear a eficácia para diferentes etapas e tipos de audiências.
– Plano de alcance: é cada vez mais difícil perceber o alcance de uma campanha, uma vez que a forma como o público consome os conteúdos media se tem fragmentado. Esta mudança tem obrigado os profissionais de marketing a reconsiderar noções e conceitos que sempre assumiram como certos. Assim, é necessário ter em conta os objectivos da marca, os meios onde a campanha será divulgada e os hábitos de consumo.
– Ser criativo: a criatividade faz diferença e é uma das “armas” mais poderosas de um profissional de marketing. Contudo, de acordo com o estudo “State of Criativity” da Lions, apenas 8% das agências tem confiança suficiente para convencer os clientes a investir em criatividade de qualidade.
– Plano de reconhecimento: a publicidade deve estar associada à marca que comunica, se o objectivo é que a comunicação tenha resultados. Planear o reconhecimento de uma insígnia implica criar “atalhos” na mente dos consumidores que tornem as marcas mais memoráveis, impactantes e fáceis de serem relembradas.