Rubis Gás: Há muitos anos a aquecer Portugal

A Rubis Gás celebrou, este ano, 10 anos de actividade de distribuição de GPL em Portugal, uma jornada marcada por importantes transformações e pela construção de uma base sólida para o futuro do negócio, assumindo o compromisso com a sustentabilidade perante os seus clientes e a comunidade. «Na Rubis, continuamos comprometidos em garantir o futuro, equilibrando o crescimento económico com a protecção ambiental e o bem-estar social a longo prazo, apoiando a comunidade que nos rodeia para conseguir contribuir para os objectivos de desenvolvimento sustentável», afirma Cristina Machado, directora de Marketing, Comunicação e RSC da Rubis Gás.

Cooperando para o desenvolvimento do sector e para o bem-estar das comunidades, o Grupo Rubis segue uma jornada de responsabilidade social corporativa suportada em três pilares: ambiente, pessoas e sociedade – que assumem um papel prioritário na organização e se desdobram em actividades e indicadores monitorizados e reportados periodicamente.

De acordo com a mesma responsável, e no âmbito do pilar do ambiente, o grupo assume «o compromisso da redução da pegada ambiental em três actividades principais: a redução das emissões de CO2 na nossa operação, o desenvolvimento das linhas de negócio tradicionais através do investimento em energias renováveis e a promoção da transição energética através da distribuição de energia menos intensiva em carbono».

Por outro lado, e no que respeita à eficiência energética dos seus processos, especialmente na distribuição e armazenamento de gás, a Rubis, em Portugal, dedica-se exclusivamente ao negócio do gás, cuja distribuição «funciona num modelo de economia circular através da reutilização de embalagens e consumíveis, economizando os recursos naturais primários (como o aço, para fabricar novos recipientes) e reduzindo a geração de resíduos e de impactos ambientais (em comparação com sistemas de produção, uso e descarte)», avança Cristina Machado.

De forma mais incisiva, a Rubis Gás leva muito a sério a necessidade de reciclar e de reutilizar. As garrafas de gás de aço são reutilizadas e periodicamente requalificadas e inspeccionadas para voltar ao mercado, com um ciclo de vida útil médio de 25 anos. Também as válvulas e acessórios metálicos são reencaminhados para valorização, após término da sua vida útil, dando origem a novos materiais. Por sua vez, a matéria-prima dos pólos das garrafas é reciclável e utiliza, por regra, cerca de 20 a 25% de resíduos industriais reciclados; os reservatórios de gás são reutilizados após revalidação das suas condições de operacionalidade depois de uma inspecção periódica.

Além disso, procuram «sensibilizar os parceiros de negócio para a redução do impacto ambiental em toda a cadeia de fornecimento, com a avaliação das suas iniciativas de reciclagem de materiais e redução de resíduos, assim como o incentivo à renovação das frotas por veículos híbridos e eléctricos», sublinha a directora de Marketing, Comunicação e RSC da Rubis Gás, acrescentando que é também necessário melhorar a eficiência operacional através da optimização das rotas e a consolidação das cargas no âmbito dos transportes e das operações.

MEDIDAS E ACÇÕES DE PREVENÇÃO

Para reduzir as emissões de carbono associadas aos seus produtos e operações, a empresa ressalva que trabalha diariamente cumprindo rigorosas normas e implementando vários programas para limitar o impacto das actividades no ambiente. «Estamos comprometidos com a redução das emissões directas de CO2 na nossa operação (Scopes 1 e 2) em 14% até ao final de 2030, com base em 2019, assim como das emissões indirectas (Scope 3A) nas nossas actividades, em 6%», garante.

Além disso, a companhia implementou, em todas as instalações da Rubis e subsidiárias, em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, um plano de instalação de painéis solares, instalação de carregadores eléctricos e renovação da frota automóvel para veículos híbridos ou eléctricos.

«Apostamos na sensibilização dos nossos clientes de garrafas e de granel para a importância da sustentabilidade e eficiência energética, através dos nossos canais de comunicação, do envio de newsletters regulares e com a nossa presença em feiras locais e eventos patrocinados», explica Cristina Machado, destacando, ainda, a campanha anual de retoma de aquecedores a gás, com o devido encaminhamento dos resíduos, incentivando a redução do impacto ambiental.

No seu ciclo de produção, a Rubis incentiva, também, práticas sustentáveis junto dos seus fornecedores e parceiros, para, desta forma, garantir que as preocupações ambientais são estendidas durante os vários níveis de actuação da empresa. Sobre isso, a directora de Marketing, Comunicação e RSC assegura que a gestão do negócio tem por base garantir um ambiente seguro e sustentável, pelo que procuram que os «fornecedores e parceiros estejam alinhados com os nossos valores enquanto organização socialmente responsável. Incentivamos, acima de tudo, que nos apresentem soluções sustentáveis e que os materiais sejam de origem reciclável».

INICIATIVAS JUNTO DA COMUNIDADE

A Rubis Gás é uma marca que acredita na força da solidariedade e no impacto positivo que pode ter nas comunidades onde actua. Assim, criou o “Rubis por uma Causa” com a missão «de apoiar projectos de solidariedade social que actuem nas áreas da saúde e da educação, e para sensibilizar todos os que nos rodeiam». Nesse sentido, têm apoiado instituições em Portugal Continental e também nas ilhas, através de várias iniciativas. «O projecto está focado em apoiar causas comunitárias, em sensibilizar para alguns problemas sociais e envolver o público, os colaboradores e os nossos parceiros nas iniciativas solidárias, com o objectivo de contribuir para a melhoria das condições de vida da comunidade», reitera.

Por outro lado, e no âmbito do patrocínio a provas de ciclismo, a iniciativa “Pedalar por uma Causa” envolve as populações locais numa competição saudável, que define que, por cada quilómetro pedalado, a Rubis entrega um donativo de 5 euros a uma instituição de cariz social. «Em 2024, apoiámos 10 instituições em Portugal, nos Açores e na Madeira, e doámos mais de 26.000 euros», relembra Cristina Machado.

Para além destas acções, a Rubis Gás dinamizou, ao longo do ano, alguns workshops de cozinha em duas instituições, tendo procedido também à reabilitação de um espaço social. Como explica Cristina Machado, «estas acções solidárias estão enquadradas na nossa campanha “A aquecer gerações”, que procura sensibilizar para o problema da exclusão social da população mais idosa e em condições de maior vulnerabilidade».

Promovendo uma cultura sólida, a Rubis preocupa-se em definir claramente as suas metas e em envolver os seus colaboradores de forma proactiva em acções solidárias. É exemplo disso a iniciativa “Praia mais limpa”, com o objectivo de consciencializar para a necessidade rápida de mudança de comportamento face aos resíduos produzidos e o impacto que têm na biodiversidade marinha e, consequentemente, nas alterações climáticas.

SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

O Grupo Rubis rege-se por políticas exigentes de segurança na utilização do gás pelos seus clientes e pela comunidade. A Rubis enquanto afiliada é subscritora de uma Carta de Compromisso em Segurança e Ambiente, cujos princípios são acompanhados e monitorizados regularmente e que vão para além dos requisitos legais.

Além disso, e através dos canais de comunicação da organização, a Rubis procura disponibilizar informação sobre uma utilização de gás segura e como agir em situações de emergência. «Há muitos anos que temos implementado um Programa de Segurança, que permite não só reportar incidentes e realizar uma análise sistemática de todos os registos, mas também partilhar lições aprendidas e, com isso, melhorar a nossa actividade diária. A protecção do ambiente e das pessoas está na base das nossas operações», defende.

Para o futuro, a marca garante que vai continuar a expandir a sua presença, explorar novos mercados e consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética. «A monitorização contínua das acções a implementar e a avaliação do seu impacto permitem-nos avançar, mas também medir os nossos progressos. De futuro, vamos continuar a investir em iniciativas solidárias no âmbito do “Rubis por uma Causa” e queremos reforçar o nosso posicionamento enquanto marca que promove o conforto e proximidade entre gerações, através da campanha “A aquecer gerações”», remata Cristina Machado.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Os Gases Líquidos, nomeadamente os produtos que a Rubis Gás comercializa, propano e butano, são uma alternativa de baixo carbono de disponibilidade imediata e uma solução económica e transportável para responder às necessidades das comunidades remotas. Graças às suas diversas origens e facilidade de transporte, os gases líquidos oferecem uma alternativa fiável a outras fontes de energia que não conseguem chegar ao seu destino final. «O GPL emite 21% menos CO2 do que os combustíveis convencionais e sabemos que o futuro passará pela transição para gases líquidos renováveis, que podem reduzir a pegada de carbono dos gases líquidos convencionais em cerca de 80%», refere Cristina Machado.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

Artigos relacionados