Ronaldo é também o melhor nas redes sociais

Cristiano Ronaldo, considerado por muitos o melhor jogador do Euro-2012, é também o futebolista mais influente nas redes sociais entre todos os atletas presentes na competição, segundo o estudo “Euro 2012 – Pre Event Impact Report”, desenvolvido pela agência de meios OMD.

A página do Facebook do capitão da Selecção Nacional tem mais de 45 milhões de “likes” e o jogador é seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter. De acordo com a OMD, estes números tornam Cristiano Ronaldo o jogador mais popular e seguido nas redes sociais, à frente do inglês Wayne Rooney e dos espanhóis Iker Casilhas, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué.

O “Euro 2012 – Pre Event Impact Report” teve como objectivo saber de que forma os consumidores estão ligados ao evento e como é que as marcas e os patrocinadores fazem parte dele. O estudo resulta de uma sondagem online a 2166 adultos, realizada entre 30 de Maio e 5 de Junho, em 10 países: Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Rússia, Portugal, Itália, Irlanda e Polónia.

De acordo com a OMD, entre os inquiridos, as mulheres mostraram-se mais entusiastas com as suas Selecções (46,6% contra 36% os homens), e 72% delas vê os jogos em família, enquanto junto dos homens este número desce para 58% (45% prefere ver com amigos). No entanto, mais homens seguem o Euro devido à sua paixão pelo desporto (40%), enquanto que cerca de 29% das mulheres revela seguir o Euro para se manterem actualizadas face a um grande evento.

A televisão é o principal meio escolhido para seguir os jogos, conquistando a preferência de 92% dos inquiridos, à frente da Internet (59%) e imprensa (52%). Dos países observados no estudo, Portugal (71%) destaca-se como aquele em que os fãs mais usam a internet para seguir o Euro 2012, quer para ver jogos ao vivo quer para acompanhar blogues e redes sociais.

O estudo conclui ainda que o “patrocínio de futebol compensa: gera notoriedade”. De acordo com a OMD, os patrocinadores do Euro 2012 Coca-Cola (47%) e Adidas (44%) lideram nas marcas mais associadas ao evento pelos consumidores. A agência do Grupo Omnicom Media destaca também o “bom desempenho” da McDonald’s (37%) e Nike que, não sendo patrocinador oficial, está em quinto lugar do ranking.

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