Rock in Rio Lisboa arranca hoje. Como chegar e o que não levar para o recinto
Começa hoje mais uma edição do Rock in Rio Lisboa, que este ano celebra duas décadas desde que se estreou em Portugal. Com uma nova localização, no Parque Tejo, onde se realizou a Jornada Mundial da Juventude em 2023, o evento promete uma grande festa com música e diversão para toda a família.
A Cidade do Rock ganha nova dimensão com o Palco Mundo, o Palco Galp, o Palco Tejo e o Super Bock Digital Stage, 39 bares, dezenas de parceiros de restauração, mais 60 bebedouros em comparação com o antigo recinto e 90% do parque acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
A 10.ª edição acontece nos dias 15, 16, 22 e 23 de Junho, recebendo nomes como Evanescence, Scorpions, Ed Sheeran, Jonas Brothers, Doja Cat, Camila Cabello e Ne-Yo. As portas abrem sempre às 13h e encerram à 1h, com excepção do dia 22 de Junho, quando fecham às 2h.
A entrada de menores de 12 anos só é possível se estiverem devidamente acompanhados pelo titular das responsabilidades parentais ou por um adulto devidamente identificado e que por eles se responsabilize.
O que levar ou não levar para o festival
Como em qualquer festival, o Rock in Rio Lisboa também tem regras no que ao que é possível levar para o recinto. Este ano, as entradas gerais estão divididas entre “com” e “sem” mochila, para que a revista à entrada seja mais fácil.
Ainda assim, e de acordo com a organização, “está expressamente proibida” a entrada no recinto do evento “com todo ou qualquer tipo de alimentos e bebidas”. Verifique em baixo a lista completa:
- objectos que possam ser considerados perigosos pela organização
- armas brancas ou objectos cortantes, pontiagudos e perfurantes,
- selfie stick,
- chapéu-de-chuva,
- fogo de artificio ou pirotécnico,
- explosivos,
- equipamento fotográfico,
- som e imagem de grandes dimensões e tripés,
- malas e mochilas (de grandes dimensões),
- power banks (maiores que um telemóvel),
- computadores e laptops,
- lasers e lanternas,
- cordas,
- cadeiras,
- substâncias tóxicas e drogas (medicamentos em grandes quantidades),
- comida e bebidas (grandes quantidades, frutas rijas – exemplo: maçãs, pêras, etc.),
- embalagens de líquidos superiores a 100ml (exemplo protector solar),
- outros objectos que possam ser considerados perigosos pelas autoridades competentes.
Quem estiver a pensar em levar a máquina fotográfica, será melhor deixá-la em casa, uma vez que “estão totalmente proibidas gravações e transmissões áudio e vídeo da totalidade ou parte do evento por qualquer meio, bem como o uso de máquinas fotográficas profissionais, ou seja, de grandes dimensões e com tripés”.
E embora o Rock in Rio Lisboa seja um evento para toda a família, o “Bobi” e o “Tareco” terão de ficar em casa, já que a entrada de animais no recinto está restrita a cães de assistência.
Como chegar ao festival
Com a mudança de local, muitos serão os que se questionam como vão chegar ao Parque Tejo. A organização recomenda que o carro fique em casa e que os festivaleiros se desloquem de transportes públicos, táxi ou TVDE.
Para ajudar, está disponível um shuttle regular que parte da Gare do Oriente, no Parque das Nações, entre as 12h e a 1h30. Para ter acesso ao shuttle, porém, é necessário fazer uma pré-reserva através da app Rock in Rio Lisboa e pagar 1 euro caso a reserva seja feita antecipadamente ou 2 euros caso seja feita no dia do embarque. O valor é de ida e volta.