Rival do TikTok vai deixar utilizadores usarem áudio de qualquer vídeo do YouTube
O YouTube está decidido a conquistar utilizadores para a sua nova aplicação de vídeos curtos, o Shorts. Depois de ter anunciado um orçamento de 100 milhões de dólares para pagar a criadores de conteúdos, o YouTube revela agora que será possível usar áudio de qualquer vídeo da plataforma.
Segundo o The Verge, a possibilidade de incluir áudio de outros vídeos é um dos principais pontos fortes do TikTok, pelo que este será mais um passo do YouTube no sentido de rivalizar com a rede social chinesa. A novidade está a ser lançada primeiro no Reino Unido, no Canadá e num grupo de países da América Latina, nomeadamente Argentina, Brasil, Chile, México, Colômbia, Peru e Venezuela.
Durante as próximas semanas, a ferramenta de “YouTube-sampling” do Shorts passará a estar disponível também nos Estados Unidos da América. Ainda não há previsões relativamente à União Europeia.
Neste momento, os utilizadores do Shorts podem usar áudios de outros vídeos do Shorts e explorar uma biblioteca de música autorizada. Com a novidade, o leque de conteúdos aumenta significativamente, uma vez que a biblioteca de sons passa a ser todo o YouTube.
Todd Sherman, Product lead do YouTube para o Shorts, considera que a ferramenta vai permitir que os criadores dos conteúdos originais «tenham benefícios ao permitir que a comunidade encontre algo interessante nos seus vídeos». Em declarações à mesma publicação, explica que os utilizadores do Short poderão criar um pequeno vídeo com um áudio de outra pessoa e que o vídeo original terá a oportunidade de ganhar mais visualizações e exposição.
No entanto, não será esta a perspectiva de todos os criadores que partilham os seus conteúdos no YouTube: alguns temem que esta seja uma forma mais fácil de roubar conteúdos originais.