Ricardo Preto assume Direcção Criativa da Amorim Luxury

O designer de moda Ricardo Preto é o novo director Criativo da Amorim Luxury, grupo liderado por Paula Amorim e detentor das marcas Fashion Clinic e JNcQUOI. Com experiência nacional e internacional no mercado da moda e do luxo, Ricardo Preto transita da plataforma de venda online Rustan’s para a Amorim Luxury.

Na Amorim Luxury, Ricardo Preto será responsável pela implementação do conceito “food meets fashion meets hospitality”, tendo como objectivo o crescimento e internacionalização do grupo. O criador português terá como principais funções o desenvolvimento das marcas próprias (JNcQUOI Comporta, JNcQUOI House, JNcQUOI Maison e Paula), posicionamento das marcas já existentes, concepção criativa, contactos com novas marcas representadas e definição da identidade visual do grupo.

«Esta é, sem dúvida, uma aposta de peso para a Amorim Luxury tendo em vista o crescimento e a internacionalização do grupo nas diferentes áreas onde actuamos. O regresso de Ricardo Preto a Portugal, um profissional de renome internacional que dispensa apresentações, virá enriquecer o nosso negócio com a aplicação das melhores práticas que adquiriu ao longo da sua carreira, principalmente através da experiência nos últimos anos no mercado de luxo internacional», refere, em comunicado, Miguel Guedes de Sousa, CEO da Amorim Luxury.

Já para Ricardo Preto «este é um projecto disruptivo em Portugal, com um conceito inovador e uma oferta de excelência», no qual acredita bastante. «A Amorim Luxury tem um potencial enorme de crescimento e não teria, certamente, regressado a Portugal caso não fosse para abraçar um desafio com esta dimensão.»

Formado em arquitectura pela Universidade Lusíada, em Lisboa, e com um curso de corte e costura e um workshop de handbags na bagagem, Ricardo Preto decidiu seguir a área da moda. Começou por desenhar uma colecção para a Amarras, criar malas para a marca espanhola Perteguaz e chapéus e acessórios para os designers Dino Alves e Osvaldo Martins.

Em Março de 2006, integrou o calendário da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, onde, desde então, apresenta sazonalmente as suas colecções. Em 2016, ingressou no mercado asiático, desenhando as colecções Ricardo Preto exclusively for Rustan’s e U by Ricardo Preto for Rustan’s, assim como acessórios para as duas linhas. Em 2018, assumiu a Direcção Criativa da Rustan’s Commercial Corporation, tendo sido responsável pela interpretação da visão artística da Rustan’s.

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