RFM consolida liderança
Pela segunda vaga consecutiva, a RFM é a estação de rádio líder em Portugal, com uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 16,2%. A Rádio Comercial, invicta durante vários anos, não conseguiu recuperar a coroa, ficando-se pelos 15,8%.
Em termos de reach semanal, a RFM também é a vencedora, com 34,6% versus os 33,1% da sua principal concorrente. Por outro lado, em termos de share de audiência, ambas atingiram os 24,6%, de acordo com a vaga de Junho do Bareme Rádio da Marktest.
No âmbito das rádios dirigidas a públicos mais jovens, a liderança é da Mega Hits, com 2,7% de AAV. A Cidade conquistou 2,6%, ficando apenas ligeiramente atrás. No indicador reach semanal, é a Cidade que ganha, porém.
Recorrendo a uma análise por grupos, o primeiro lugar pertence ao Grupo Renascença Multimédia, com 23,6% de AAV. RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim são as estações que compõem o seu portefólio.
O Grupo Media Capital Rádios, ao qual pertencem a Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone FM, tem 23,4% de AAV. No share de audiência, contudo, é quem vence.
O Grupo RTP (Antena 1, Antena 2 e Antena 3), por seu turno, apresenta 6,3% de AAV.