Protecção online para toda a família
Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no seu “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias” são reveladores da forma como os portugueses se relacionam com o mundo online. Em 2019, 80,9% das famílias tinham acesso à internet, a partir de casa; mais 1,5% do que em 2018 e um crescimento de mais de 30,6% quando comparado ao ano de 2010.
O mesmo inquérito revela ainda que 80% dos utilizadores portugueses participa em redes sociais, sendo que esse número aumenta para 94,5% nos agregados familiares que incluem crianças de até aos 15 anos.
Informação confidencial
Em paralelo, também o cibercrime tem registado um crescimento alarmante em Portugal, sobretudo se tivermos em conta que 78% dos utilizadores portugueses não estão devidamente informados sobre a melhor forma de se protegerem de crimes e ameaças no mundo online.
Aliás, os ataques cibernéticos, sob a forma de malware, grooming, phishing, entre outros, são cada vez mais comuns e comprometem a informação confidencial do utilizador, a sua identidade pessoal e até a sua reputação social e situação financeira.
Para garantir a segurança online das famílias portuguesas, a Fidelidade disponibiliza o produto Cyber Famílias, que oferece serviços de protecção jurídica a todo o agregado familiar. A cobertura é bastante abrangente e inclui protecção no caso de furto de identidade, fraude, Cyberbulling, entre outros (ver caixa “Protecção para a família em caso de”).
Controlo parental
O Fidelidade Cyber Famílias tem dois planos disponíveis, sendo que o utilizador pode seleccionar o que melhor se ajustar às necessidades da sua família. Note-se que ambos os planos incluem defesa penal, assistência jurídica telefónica, rastreio e eliminação de informação digital sensível, assistências tecnológica e psicológica, entre outras garantias. Acrescenta-se ainda o controlo parental, que funciona como uma barreira de protecção adicional para os elementos mais jovens da família.
Para já, o Protecção Cyber Famílias terá de ser feito especificamente numa Agência de Cliente da Fidelidade que, nesta primeira fase, é o canal piloto para esta solução. Posteriormente, a comercialização deste produto será estendida aos restantes canais da seguradora.