Luta contra obesidade infantil
São 10 os projectos vencedores do Donativo Missão Continente 2019/20 que se destacaram entre as mais de 164 candidaturas que a Missão Continente recebeu. A avaliá- -los esteve um júri composto por várias entidades especialistas no tema, como a Direcção-Geral de Educação e a Associação Portuguesa de Nutrição, o que, na opinião de Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social Continente, «já é muito revelador da qualidade dos mesmos».
A profissional salienta que a Missão Continente e respectivos parceiros do júri têm critérios rigorosos de avaliação a seguir, desde a relevância do próprio projecto até aos principais resultados que pretende alcançar e como são mensuráveis. Assim, os projectos vencedores foram aqueles que melhor responderam a cada um dos critérios de avaliação.
Nesta edição, o foco da Missão Continente foi a prevenção da obesidade infantil e os projectos “vencedores” seleccionados foram aqueles em que foi reconhecida uma forte capacidade de influência e impacto na comunidade e que a organização acredita serem relevantes na mudança de hábitos. «É isso que nos sensibiliza neste processo: encontrar pessoas e entidades que estão muito empenhadas em melhorar as condições de vida das comunidades», assegura Nádia Reis.
No entanto, o montante angariado não é repartido de igual forma entre os projectos vencedores. A responsável da Sonae MC explica que, aquando da candidatura, é exigida total transparência às entidades que se propõem a receber o montante. Isto porque, explana, «também faz parte do trabalho da Missão Continente garantir que os fundos atribuídos são efectivamente aplicados nos projectos, garantindo a sua sustentabilidade do ponto de vista de continuidade». E tendo os projectos diferentes necessidades – de recursos e, portanto, de investimento –, faz sentido para a organização garantir que todos recebem um valor adequado ao que se propõem implementar.
Mas o objectivo da Missão Continente vai muito além de atribuir quantias financeiras. O Donativo Missão Continente tem como objectivo contribuir realmente para as comunidades, através de «organizações locais que têm óptimas ideias e conhecem melhor que ninguém estas pessoas e a sua realidade».
Após a distribuição dos donativos a cada projecto vencedor é realizado um plano de acompanhamento. Este tem a duração de vários meses, com o objectivo de monitorizar a aplicação dos fundos, mas, principalmente, auxiliar a implementar o projecto seleccionado. Esta ajuda pode acontecer de várias formas, depende da natureza de cada iniciativa, mas a Missão Continente trabalha muito com as entidades através de workshops de capacitação, visitas, acompanhamento contínuo e apoio técnico que podem ser presenciais ou à distância – conforme a exigência das situações.
Flagelo da obesidade infantil
Tendo em conta os últimos números do Instituto Nacional de Saúde/Direcção- -Geral da Saúde, acompanhados pelo Programa Nacional para a Alimentação Saudável, que alertam para o facto de 29,6% das crianças em Portugal terem excesso de peso e 12% serem obesas, o eixo de actuação do Donativo Missão Continente pensado para 2019/20 foi no sentido do combate à Obesidade Infantil, dirigindo-se a organizações do sector social, municípios e juntas de freguesias e também a escolas ou agrupamentos de escolas (pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo) com projectos que actuem neste âmbito.
Nádia Reis recorda que a luta contra a obesidade infantil está alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (onde o Continente converge em outros temas como estilos de vida mais saudáveis, a redução do desperdício alimentar, incentivo ao consumo consciente e às boas práticas ambientais) e reforça a actuação da Missão Continente no âmbito da alimentação saudável, continuando o seu apoio a iniciativas transformadoras e com impacto social, de diferentes associações do sector social em Portugal.
Além da actualidade do tema da obesidade infantil, a alimentação e estilos de vida saudáveis já fazem parte dos eixos de actuação da marca Continente há muitos anos. Ou seja, «o nosso histórico faz com que estejamos atentos a estas realidades, mesmo quando estes não ocupam os lugares cimeiros das agendas públicas e mediáticas», comenta a responsável. Exemplos da actuação do Continente relacionada com estilos de vida equilibrados são o semáforo nutricional, lançado há mais de 10 anos, com o objectivo de facilitar a leitura dos rótulos nutricionais e ajudar a fazer melhores escolhas alimentares; a Conferência Portugal Saudável, um evento anual que junta vários especialistas da área e tem, até ao momento, abordado a temática da alimentação e do sistema alimentar; e a plataforma À Roda da Alimentação que, além de programa de TV se materializa num blog cheio de conselhos e receitas para uma vida mais saudável.
A plataforma “À Roda da Alimentação” reúne todo o trabalho do Continente no âmbito da promoção da Alimentação Saudável em Portugal e reforça o papel da marca na sensibilização para um consumo consciente, para a importância de escolhas alimentares sustentáveis e para a democratização da alimentação saudável. «Embora esta seja uma mensagem para qualquer faixa etária, sempre tivemos o cuidado de produzir conteúdo dedicado ao universo infanto-juvenil. Em primeiro lugar, porque a promoção de bons hábitos alimentares nos primeiros anos de vida é essencial para melhores escolhas na vida adulta, mas também porque sabemos que esta é uma preocupação dos próprios pais», explica Nádia Reis. O Continente sabe que há inclusive ocasiões em que esta temática ganha uma importância acrescida, como as festas de anos ou o Natal, em que é mais provável a ingestão de alimentos mais calóricos e/ou com mais açúcar e a marca tem tentado disponibilizar o máximo de informação possível para que as famílias possam fazer a sua gestão, sem esquecer que a alimentação e refeições devem ser momentos prazerosos, de convívio e de partilha.
“Além da plataforma “À Roda da Alimentação”, também o projeto Escola Missão Continente promove, junto das comunidades escolares, a sensibilização para uma alimentação e estilo de vida saudáveis, aliados a um consumo consciente, abordando temas como alimentação quilibrada, desperdício alimentar e consumo consciente.
Como exemplo, a Missão Continente apoiou a implementação (e não criação) de Growbeds: “mini” hortas auto-sustentáveis, de cultivo inteligente, com sistema de subirrigação que permitem o cultivo de alimentos de forma mais eficiente nas 23 escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Esposende. Este foi um projecto desenvolvido em articulação com a Câmara Municipal de Esposende e a startup Noocity. «Pretende-se que os alunos aprendam a plantar, cuidar, colher, para depois poderem preparar pratos com alimentos sazonais nutritivos, nos contextos educativos das cantinas escolares.»
O confinamento a que os portugueses se viram sujeitos nos últimos meses obrigou a uma interrupção (na forma presencial) deste projecto Escola Missão Continente. No entanto, a Escola Missão Continente manteve o contacto com a sua comunidade escolar, através do envio de newsletters, com conteúdos para que os pais e professores pudessem continuar com as actividades relacionadas com a temática.
Além disso, a marca tem-se empenhado em dar visibilidade à importância de uma vida saudável, o que se reflecte, obrigatoriamente, nos produtos que coloca nas prateleiras. A título de exemplo, durante o ano de 2019 foi melhorada a composição nutricional de mais de 60 artigos Continente, foram reduzidas 47 toneladas de sal (em produtos como batatas fritas, polpas de tomate e sopas), 200 toneladas de açúcares (em iogurtes líquidos e bolachas) e 25 toneladas de gorduras (em iogurtes gregos).
Com o objectivo de democratizar o acesso a produtos mais saudáveis, o Continente tem apostado nas gamas das marcas Continente Equilíbrio e Continente Bio, para quem procura produtos com melhores quadros nutricionais ou mesmo alternativas alimentares – free from, vegetais, etc.
E neste momento em que o desconfinamento é a prática, como sempre aliás, é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada, que cumpra as orientações da Roda dos Alimentos. É fundamental beber muita água, evitar o excesso de açúcar, sal e gorduras, e incluir, sempre que possível, produtos frescos, como os legumes e a fruta, na alimentação.
A par disso, fazer exercício é uma actividade indispensável e deve ser estimulada desde cedo, já que o desporto faz parte de um desenvolvimento saudável. «É por isso, por exemplo, que contamos com a Federação Portuguesa de Futebol como parceiro integrante no júri do Donativo Missão Continente, porque quando falamos de prevenção da obesidade infantil, acreditamos que a combinação de actividade física e uma alimentação equilibrada é a receita para o sucesso», explica Nádia Reis.