O que é uma alergia?

Comecemos por explicar o que é uma alergia. Esta é uma reacção anormal e exacerbada do organismo quando este entra em contacto com uma determinada substância, designada por alergénio. Tal acontece, porque os alergénios são considerados elementos estranhos pelo sistema imunitário das pessoas alérgicas. Os alergénios mais comuns são o pólen, ácaros do pó, pêlo dos animais, alguns alimentos (o marisco, por exemplo), veneno de abelhas e vespas, medicamentos e fungos.

Alergias nas crianças

As alergias nas crianças variam com a idade, assim como com as substâncias alergénicas envolvidas. Os sintomas e sinais de alergia podem surgir logo no primeiro ano de vida e sob a forma de eczema atópico. Muitas vezes, surgem durante o processo de diversificação alimentar – introdução do leite de vaca, ovo, peixe e trigo.

Já as alergias respiratórias (asma e rinite) surgem entre os dois anos (asma) e os três (rinite) e apresentam sintomas como dificuldade na respiração, tosse e pieira nocturna. Surgem, muitas vezes, associadas à sensibilização a alergénios domésticos, como os ácaros, sendo que a rinite pode também ser provocada pelo pólen e pêlo dos animais.

O melhor é prevenir

Ainda que não exista uma fórmula mágica, há algumas medidas que podem ser tomadas pelos pais com doença alérgica, já que é mais comum nestes casos os filhos apresentarem também alergias. Por exemplo, adiar na diversificação alimentar a introdução de alimentos como o leite de vaca, trigo, ovo, peixe e citrinos, para que o sistema imunitário da criança amadureça mais. Por outro lado, tentar evitar a acumulação de ácaros no quarto do bebé. Para isso, recomenda- se mobiliário simples, não utilizar tapetes ou alcatifas e reduzir a presença de peluches. A roupa da cama deve ser lavada em água quente e a humidade deve estar abaixo dos 50%. A exposição passiva ao fumo do tabaco dentro de casa também aumenta o risco de asma nos filhos de pais fumadores, por isso (nem é preciso sublinhar) evite fumar em casa.

Fora de casa

Quando sair com a criança evite também o uso de odores adocicados de cremes ou perfumes, uma vez que estes aromas atraem insectos capazes de provocar uma reacção alérgica. No Verão, evite que a criança ande descalça na relva ou se deite na mesma, assim como deve afastá-la de troncos de árvores, visto que estes são locais onde habitualmente abelhas e vespas gostam de fazer ninhos. Por último, à noite, afaste a criança de fontes de luz para não ter contacto com insectos.

Obviamente que é impossível evitar que a criança tenha alergias, mas este conjunto de medidas pode atrasar o surgimento das mesmas até uma fase em que o sistema imunitário da criança esteja melhor preparado para enfrentar as substâncias alergénicas.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...