Responsabilidade Social é mal gerida

Os dados são do estudo CSR RepTrak™ 100 do Reputation Institute, dizem respeito a 2012 e mostram que muitas das 100 empresas mais reputadas não tem grande preocupação com o investimento que destina a iniciativas no âmbito da responsabilidade social (RES). O que faz com que 50% a 60% dos consumidores não tenha opinião sobre «se as grandes empresas globais são bons cidadãos corporativos, abertos e transparentes, e se são um bom local para se trabalhar». Ou seja, conforme diz Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, «estes investimentos estão a ser geridos aquém do seu potencial».

A demonstrá-lo está então o facto de 60% dos 47 mil inquiridos nos 15 mercados contemplados pelo estudo não terem a certeza se as empresas são bons cidadãos corporativos, e se apoiam boas causas e protegem o ambiente. E 4% acreditam mesmo que as empresas “não são de confiança”.

«As empresas estão a gerir os seus investimentos em responsabilidade social de uma forma tradicional – contribuir financeiramente para causas sociais não é o mesmo que participar activamente na resolução dos problemas sociais, ou melhor dizendo, dos problemas nacionais. As empresas não estão a aplicar o mesmo rigor a estes investimentos como o fazem com os relacionados com o seu negócio propriamente dito. Não estão a ligar a responsabilidade social à sua estratégia de negócio mas sim, a considerá-la uma iniciativa e um investimento distinto, à parte. A responsabilidade social faz-se como parte de uma estratégia de gestão da reputação, que promova o crescimento do negócio, a fidelização do cliente, o compromisso dos colaboradores e o compromisso da comunidade», refere Pedro Tavares.

No top das empresas, surge então a Microsoft como sendo a que tem a melhor reputação em responsabilidade social, ainda de acordo com o Estudo CSR RepTrak™ 100 2012. A Microsoft é acompanhada no TOP 10 pelo Google, Walt Disney Company, BMW, Apple, Daimler, VW, Sony, Lego e Colgate-Palmolive.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...