Reservar um quarto de hotel em Portugal custa em média 165 euros por noite

Depois de um período conturbado devido à pandemia de Covid-19, as receitas da hotelaria têm vindo a crescer em valor: no ano passado, o preço médio por quarto em Portugal fixou-se em 165 euros/noite, o que representa uma subida de 21% em relação ao ano anterior e de 19% face a 2019. Esta é uma das principais conclusões do estudo “Top Hotel Booking Trends”, realizado pela plataforma SiteMinder.

De acordo com o estudo, apesar do aumento dos preços das reservas, os viajantes em Portugal estão a reservar com mais antecedência e a cancelar menos as suas reservas. No ano passado, as reservas de hotel foram feitas, em média, com 36 dias de antecedência – no ano anterior, fizeram-no com apenas 21 dias de antecedência. «Este maior prazo de tempo entre reserva e check-in é, em grande medida, a resposta ao aumento da confiança dos consumidores após a pandemia», salienta a SiteMinder.

Também a taxa de cancelamentos “foi igualmente reduzida”, passando de 43% em 2020 para 21% das reservas em 2022. Além disso, a duração média das estadias passou de 2,11 dias, em 2021, para 2,27 dias em 2022, sendo Agosto o mês das estadias mais prolongadas (2,55 dias) e Janeiro o das estadias mais curtas (2,01 dias).

«O impulso das reservas, estadias cada vez mais extensas e um aumento nos preços médios diários são a prova da crescente actividade do sector turístico durante os últimos três anos. Podemos ver em dados recentes do relatório “Hotel Booking Trends” que esta confiança começa-se a sentir em mercados-chave internacionais, incluindo Portugal», afirma em comunicado André Góis, director regional da SiteMinder.

Booking.com é o maior canal de reservas

O relatório “Top Hotel Booking Trends” revela ainda que a plataforma Booking.com é a preferida dos viajantes para fazerem as suas reservas de hotel, tanto a nível mundial como em Portugal. No segundo lugar, no mercado nacional, estão as reservas directas (ou seja, feitas directamente nos canais próprios do hotel ou grupo hoteleiro), que superaram inclusive os números de 2019 (pré-pandemia). A plataforma Expedia completa o pódio dos canais de reserva no ranking português, pelo quarto ano consecutivo, seguido da Hotelbeds e do Jet2Holidays.

De acordo com o inquérito, alguns canais de reserva locais desceram no ranking, como é o caso da Abreu Online (que passou da 5.ª para a 9.ª posição), da EC Travel (7.º para 12.º) e da Portimar, que desapareceu do top-12.

Artigos relacionados