Reinventar o plástico? Portugueses chamados a salvar o Planeta
Dezenas de empresas e entidades assinaram em Fevereiro deste ano o Pacto Português para os Plásticos. Agora, a população é chamada a intervir e a fazer também a sua parte no sentido de proteger o planeta do impacto deste material. Nasce, assim, a campanha “Vamos Reinventar o Plástico”, com o objectivo de sensibilizar e mobilizar os consumidores para a mudança de comportamentos.
Uma utilização responsável do plástico é a principal meta desta campanha, tendo em vista uma economia circular em que o plástico continue a existir mas sem tantas consequências negativas para o Planeta.
Na sua primeira fase, “Vamos Reinventar o Plástico” aposta essencialmente na divulgação digital através do site Pacto Plásticos, mas também da presença em sites de referência, redes sociais e um vídeo em que o projecto é apresentado. A campanha abrange também os pontos de venda dos membros associados.
Segundo Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos, os parceiros desta iniciativa têm vindo a implementar diversas acções no terreno, acelerando a transição para um economia circular para o plástico. No entanto, sublinha, «para que estas acções atinjam os seus objectivos, é fundamental que os consumidores percebam a sua importância».
E é aqui que entra a nova campanha, «ponto de partida no engajamento e sensibilização do elemento mais importante da cadeia de valor – os consumidores». Pedro São Simão refere ainda, em comunicado, que só com a adesão dos portugueses sera possível criar um futuro verdadeiramente sustentável.
Em termos práticos, a ideia é colocar a sociedade no seu todo a pensar em formas de reutilizar ou reciclar o plástico, uma vez que este é um material útl, leve, barato e versátil, mas pouco ecológico. Acabar com o plástico desnecessário, inovar para implementar soluções de reutilização de embalagens, aumentar a reciclagem e incorporar o material reciclado em novos produtos serão os passos a dar.