Receitas turísticas portuguesas aumentam 8,4%
Portugal está a ter um desempenho turístico melhor do que Espanha, com as receitas a crescer até Julho a um ritmo superior ao do país vizinho. Este comportamento deve-se a uma melhoria das acessibilidades aéreas, à diversificação de mercados e à promoção levada a cabo pelo destino Portugal junto dos principais mercados emissores, informou hoje o Instituto de Turismo de Portugal.
Enquanto em Espanha as receitas turísticas cresceram 1,6% face ao mesmo período de 2009, Portugal registou um aumento muito superior – mais 8,4% -, acrescentando 303,8 milhões de euros às receitas do ano passado. Apesar de Espanha ser o segundo maior destino turístico mundial, com seis vezes mais dormidas que Portugal, o saldo da balança turística portuguesa está a crescer, em valores absolutos, mais do que o da espanhola. Em Portugal aumentou 187,6 milhões de euros (mais 9,3% até Julho) e em Espanha cresceu 172,7 milhões de euros (mais 1,2%).
Entre os países que mais contribuíram para este resultado de Portugal estiveram o Brasil, Estados Unidos, Itália, Holanda, França e Espanha.