Receitas da PT em Portugal recuam 6,1% até Setembro

As receitas operacionais da Portugal Telecom (PT) no mercado português caíram 6,1% para 2,04 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, contra os 2,17 mil milhões de euros arrecadados no período homólogo. Os resultados excluem as operações da Oi e da Contax no Brasil, sendo que os resultados consolidados da empresa apenas serão conhecidos no final do mês.

No que concerne apenas aos resultados do terceiro trimestre do ano, as receitas da empresa diminuíram 6,7% em termos homólogos, para 681,8 milhões de euros, de acordo com um comunicado divulgado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No documento, a empresa explica os resultados com a quebra das receitas nos segmentos Pessoal e Empresas (11,2% e 8,4%, respectivamente), que foi contrabalançada pelo aumento de 4,1%, para 178,6 milhões de euros, na área Residencial.

Entre Janeiro e Setembro, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações a amortizações) da PT caiu 7,7% para 916 milhões de euros, enquanto a margem EBITDA sofreu uma descida de 0,8 pontos percentuais, para 44,9%. Já no que diz respeito ao último trimestre, o EBITDA da empresa regrediu 8,8% para 300,9 milhões de euros.

Nos primeiros nove meses do ano, os custos operacionais da empresa liderada por Zeinal Bava recuaram 4,8% para 1,12 mil milhões de euros, enquanto o investimento (Capex) caiu 7,5% para 370,4 milhões de euros. “Apesar da pressão existente sobre as receitas nos negócios de telecomunicações em Portugal, as medidas implementadas para controlar os custos e as iniciativas de transformação que estão a ocorrer têm permitido à PT reduzir custos e manter margens sólidas”, refere a companhia.

Base de clientes Meo aumenta 22,9%

No terceiro trimestre do ano, o negócio Residencial da PT foi sobretudo impulsionado pelo serviço de televisão por subscrição Meo, que ganhou 41 mil novos clientes, ou 22,9%, face a igual período do ano passado, para um total de 1,198 milhões de clientes. No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o serviço registou 156 mil adições líquidas.

Já o negócio de banda larga fixa registou, entre Julho e Setembro, um aumento da base de clientes na ordem dos 11,9% (ou 31 mil adições líquidas) em relação ao período homólogo, para 1,2 milhões de clientes. Por sua vez, os clientes do serviço triple-play da PT (voz, banda larga e televisão por subscrição) aumentaram 27,7% (36 mil adições líquidas), para um total de 802 mil clientes.

No segmento das comunicações móveis, a TMN fixou, no terceiro trimestre, o seu número de clientes nos 7,39 milhões, o que representa uma ligeira (0,4%) melhoria face ao período homólogo.

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