Read On Almada arranca hoje para promover a leitura junto dos mais novos

Arranca hoje o festival Read On Almada, criado para promover o gosto pela leitura entre os jovens entre os 12 e os 19 anos. Na sua nova edição, o evento irá decorrer totalmente online, prolongando-se até à próxima sexta-feira, dia 14, com um total de 37 actividades e 25 escolas de diferentes pontos do País envolvidas.

«O projecto Read On Almada inspira os mais novos a ler, escrever, ilustrar, criar bandas desenhadas, entrevistar autores, criar as suas próprias histórias com base nos seus livros preferidos e a participar em eventos e festivais de literatura, tanto nos seus países como no resto da Europa», comenta Graça Carvalha, directora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, da Charneca de Caparica, responsável pela organização do festival.

Quanto à programação, destaque para a participação de escritores como Ondjaki (Angola), Louise O’Neil (Irlanda), Margarida Fonseca Santos, David Machado, Gonçalo M. Tavares, Gonçalo Cadilhe, José Fanha ou Ana Pessoa, entre outros. Juntam-se ainda contadores de histórias, ilustradoras e personalidades que, à primeira vista, poderão parecer mais distantes do mundo da literatura. É o caso dos músicos Fernando Daniel e Nuno Ribeiro, do humorista Salvador Martinha e do radialista Paulo Fragoso.

Embora o foco do Real On Almada seja a faixa etária dos 12 aos 19 anos, todos são bem-vindos no evento, nomeadamente nos workshops de banda desenhada digital ou no de escrita criativa. Há também webinares como “A importância do Humor na Comunicação” ou a “Política na música”, entre outras actividades.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...