Rádio – Media – Prémios Marketeer 2024
Pitch dos finalistas
Antena 3
A Antena 3 é a rádio da música e da descoberta do novo talento artístico nacional.
Aberta ao mundo, mostra o que de melhor se produz lá fora. Inovadora nos conteúdos nas várias plataformas, sem medo de arriscar, comprometida com a novidade, sem esquecer o passado e o presente relevantes.
É a rádio que sempre marcou presença nos grandes festivais e eventos musicais portugueses, e transmitiu muitos deles em direto na sua emissão.
Para além da música, contempla também com atenção as outras artes que marcam a nossa cultura pop, com capacidade reforçada na plataforma web, através de conteúdos que a distinguem das rádios nacionais privadas.
Com mais de 25 anos de história, a Antena 3 é hoje mais do que uma rádio. É a marca de conteúdos pop do grupo RTP. Às emissões em FM, junta documentários, programas de televisão, artigos de leitura obrigatória no seu site, curadoria em festivais e muito mais.
A Antena 3 é a alternativa pop da RTP.
A Antena 3 faz 30 anos!
Mega Hits
Mega Hits, a rádio dos jovens para os jovens. Atualmente a redefinir o conceito da rádio para as novas gerações, a Mega está em sintonia com as necessidades e expectativas do seu target. As melhores músicas, as maiores novidades, os conteúdos digitais mais originais são da rádio líder netaudience, no seu segmento. Vozes e caras conhecidas do público dinamizam os conteúdos programáticos e redes sociais de acordo com as tendências mais recentes, reforçando a identidade distinta da Mega Hits. Snooze, Drive In e Girls Night Out, programas diários, juntam-se ao Confessions, um conteúdo exclusivo e inovador, ao Mega Hits Live e à presença nos maiores festivais e festas académicas. Uma rádio jovem com os maiores hits e as melhores músicas novas, uma equipa sempre on air, online e on trend.
Rádio Comercial
A Rádio Comercial continua a ser, há uma década, a estação preferida dos portugueses, com perto de 2 milhões de ouvintes diários. É igualmente líder nas redes sociais, e absolutamente dominadora no Horário Nobre, as Manhãs, com o programa feito por Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Vera Fernandes e Nuno Markl, a ser o mais ouvido da Rádio portuguesa há mais de dez anos.
Apostando estrategicamente no mercado dos Podcasts, a Comercial tem alguns dos títulos mais populares deste novo mercado áudio: Homem que Mordeu o Cão, Inacreditável, Poucos mas Bons ou Debaixo da Língua, por exemplo.
Em 2024, a Comercial continuou a desenvolver a sua oferta de rádios digitais, que são já 10, incluindo propostas completamente inovadoras como a Comercial Santos Populares ou a Comercial One Hit Wonders.
A Rádio Comercial comemora este ano o seu 45º aniversário, e continua a ser a única capaz de encher as maiores salas de espetáculos do país com conteúdo 100% nativo da própria estação, com os 4 da manhã em Palco, In The Night.
A Rádio Comercial conta com alguns dos maiores talentos da rádio portuguesa, para lá das manhãs: Diogo Beja, Joana Azevedo, Rui Maria Pêgo, Wilson Honrado, João Paulo Sousa, Ana Isabel Arroja ou Rita Rugeroni são nomes consagrados da Comunicação, que estão no ar, em casa, no carro, em todo o lado, na Rádio Nº1 de Portugal.
Rádio Observador
Criada a partir da base do jornal digital e com uma redação integrada, tem vindo a expandir a sua presença em FM, contando já com 5 frequências que garantem uma cobertura de mais de 60% da população, de Guimarães até Aveiro, a norte, e de Alcobaça a Grândola, no centro-sul, e muito brevemente irá alargar a sua cobertura a outras regiões. A rádio Observador é um projecto de informação, que é um espaço de debate e de partilha de conhecimento em áreas que vão da política à cultura, da psicologia às finanças, do humor à nutrição, da tecnologia às viagens. Com uma grelha dinâmica e variada, a rádio Observador é, ao fim de apenas 5 anos de existência, uma referência incontornável da rádio.
Também, ao nível digital, tem vindo a destacar-se com alguns dos seus podcasts mais populares como “A História do Dia” por Ricardo Conceição, “E o Resto é História” por Rui Ramos e João Miguel Tavares, “Contra-Corrente” por José Manuel Fernandes e Helena Matos e os Podcast Plus, projecto pioneiro em Portugal na categoria de podcast narrativo. A Apple dedicou-lhes uma secção “Histórias Reais com Observador”. Em 2023, o Observador foi líder nos podcasts com um total de 32 milhões de downloads.
Rádio Renascença
A Renascença é sinónimo de informação de excelência e entretenimento diversificado. Líder netaudience entre as rádios generalistas, dedicada aos seus ouvintes e orientada por valores humanistas, prima pelos conteúdos on air e pela presença digital. Com iniciativas inovadoras como o Anda Paula e o Três por Todos aliadas a uma proposta robusta de programas, a Renascença encontra-se em franco crescimento. Na sua grelha diária conta com as sempre bem-dispostas Três da Manhã e o envolvente T3. O “Extremamente Desagradável” de Joana Marques é o podcast mais ouvido em Portugal. A par disso, Seja o que Deus quiser, Bola Branca, Hotel Califórnia, Da capa à Contracapa e um leque de podcasts variado dá palco a desporto, humor, música, prémios e notícias numa rádio rejuvenescida e na vanguarda da informação, do entretenimento e do digital.
RFM
A RFM, rádio das grandes músicas, do Café da Manhã e do 6 PM, acompanha milhões de portugueses, todos os dias, quando liga o microfone e abre sorrisos, dá prémios como o “Que barulho é este, na RFM?”, muita música e a animação a que já habituou a sua grande família de ouvintes. Todos os conteúdos, ações, apoios e programação são pensados à luz de temáticas com que o target se identifica e tendências atuais, como a Inteligência Artificial e as novas distribuições em áudio – podcasts. Fazer companhia, estar próximo, entreter e informar são objetivos que norteiam a equipa RFM na definição da melhor estratégia, mas principalmente na antecipação de um futuro próximo e de incertezas. O acarinhado Oceano Pacífico, os variados conteúdos digitais que colocam a RFM como líder netaudience, a programação diferenciada e as ações inovadoras, como a RFM Sem olhar a quem – Incríveis 28 horas de emissão em nome da acessibilidade à cultura, complementam a experiência única que é fazer parte desta família.
Smooth FM
A Smooth FM é a estação de rádio portuguesa mais tranquila e relaxante. Única no seu formato e com uma curadoria exclusiva, toca música de qualidade de várias sonoridades que passam pelo Jazz, Bossa Nova, Blues, Soul, pelos grandes nomes da música até aos mais recentes e brilhantes cantautores.
As vozes da estação condizem com o seu nome, são serenas, contam o importante e dão as melhores sugestões culturais e musicais.
Podia chamar-se a “banda sonora ideal para todos os momentos do dia”, ou “a melhor companhia para quem a ouve, seja a viajar, a trabalhar, a estudar, em família ou com amigos”, ou até “a rádio para quem tem bom gosto”, mas chama-se Smooth FM, que já é sinónimo disso tudo.
A Smooth FM é uma marca da Bauer Media Audio Portugal.