Rádio Comercial atinge liderança histórica

No segundo trimestre do ano, a Rádio Comercial ultrapassou a RFM como a estação de rádio mais ouvida em Portugal, de acordo com o Bareme Rádio, divulgado hoje pela Marktest. É a primeira vez, em 33 anos de existência, que a estação da Media Capital Rádios (MCR) chega à liderança.

Segundo os dados do Bareme Rádio, a Rádio Comercial obteve, entre Abril e Junho, uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 14,1%, enquanto a RFM registou uma AAV de 13,1%. Este resultado demonstra um crescimento de 31,8% das audiências da Rádio Comercial em relação ao período homólogo, bem como um aumento de 15,6% face ao primeiro trimestre deste ano (quando obteve uma AAV de 12,2%).

Quanto às restantes rádios do grupo, a Smooth FM obteve uma AAV de 0,4%, a M80 de 4,3% e a Cidade FM registou uma audiência de 3,8%.

Em termos globais, o Grupo MCR atingiu uma AAV de 21,4%, o que significa um aumento de 6,5% face ao trimestre anterior e de 17,6% em relação ao período homólogo.

A liderança das audiências, a par do mercado publicitário, era um dos objectivos declarados do Grupo MCR. Em entrevista à Marketeer (edição nº 191 de Julho de 2012), Luís Cabral, administrador MCR, assumiu como um dos objectivos do grupo para 2012 «ter a rádio mais ouvida em Portugal», e apontou as vantagens competitivas da Comercial em relação à rival RFM: «A Comercial eu sei o que é. A RFM não sei o que é. A Comercial é uma rádio muito rica em conteúdos e que trabalha um cluster comercial… É mais urbana, mais moderna, mais inovadora, mais lógica. A RFM limita-se a ser uma grande marca.»

Recorde a entrevista da Marketeer a Luís Cabral.

Artigos relacionados