Quinas: Uma cerveja portuguesa, com certeza
Segundo a marca, a Quinas é “a cerveja de todos os portugueses”. «Este é o posicionamento que ambicionamos desde que a marca foi concebida. Começando pelo nome, Quinas, um dos símbolos que representa a nação, pretendemos ser também nós um dos símbolos de Portugal, fazendo chegar a nossa cultura e tradições a todos os cantos do mundo», explica Luís Costa, director de Marketing e Comunicação da Cerveja Quinas.
Esta é, aliás, a linha que orienta as decisões e as parcerias ao longo do percurso da marca. Além disso, consideram que têm em mãos «uma cerveja de qualidade excepcional, comprovada pelos prémios internacionais ganhos (no Monde Selection, International Beer Challenge, Concours International de Lyon, Frankfurt International Trophy e World Beer Awards) e por todos os consumidores nacionais e internacionais que já provaram e escolheram a nossa cerveja», complementa.
A cerveja Quinas prepara-se para satisfazer as necessidades de uma nova geração de consumidores. De acordo com o mesmo responsável, esta geração contrasta com todas as anteriores: «É uma geração com um acesso à informação sem qualquer tipo de paralelo com o vivido no passado. Além disso, é também uma geração mais viajada, com amigos em todos os cantos do mundo, mais ciente do que se passa no exterior.» Uma experiência que muda de forma significativa o cenário em que a cerveja Quinas se movimenta. «Este contexto, mais global, mais imediato, mais curioso, torna esta geração mais conhecedora do produto e mais exigente, procurando não só melhor qualidade como também maior variedade. É uma geração mais disposta a provar novas marcas e novos estilos.»
Também reflexo desta nova geração de consumidores é a preocupação com a sustentabilidade, uma questão fulcral para a marca e para o Grupo Domus Capital. Recentemente, o grupo adquiriu «duas unidades históricas e que estão a ser alvo de uma remodelação completa, com uma prioridade no uso de energias renováveis, ingredientes naturais e embalagens desenhadas para facilitar o processo de reciclagem e aumentar a eficiência da cadeia de produção», explica o responsável.
Apontando a tendência actual do crescente aumento da concorrência de marcas estrangeiras, Luís Costa acredita que «este é um fenómeno que se intensificará». Quanto aos consumidores, a marca nota uma maior preocupação com a saúde e com a qualidade dos produtos, pelo que as marcas procuram responder com opções mais saudáveis. Para o futuro, prevêem «um crescimento no mercado das cervejas com sabores, e que o peso das cervejas artesanais continuará a crescer».
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Cervejas”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.