“Querida Blackberry. Por favor dá-me um reembolso para eu poder comprar um iPhone”
Para um smartphone que tem tentado manter a sua posição no mercado global, as falhas no serviço dos Blackberry, da Research in Motion (RIM) não podiam ter tido um timing pior…
Os consumidores da fabricante têm-se feito ouvir nas redes sociais, reclamando contra as grandes interrupções dos serviços de e-mail e de mensagens dos Blackberry, e os concorrentes da marca não perderam tempo, estando mesmo a aproveitar a situação para conquistar novos utilizadores!
A Apple, por exemplo, como noticia a Adage, está a bater recordes de pré-encomendas com o iPhone 4S, tendo registado mais de 1 milhão de pedidos em 24 horas.
“Querida Blackberry. Por favor dá-me um reembolso para eu poder comprar um iPhone”. Mensagens como esta, de utilizadores zangados com o dispositivo da RIM, proliferam no Twitter.
O episódio surge na sequência da descida da quota de mercado global de smartphones da Reasearh in Motion, que caiu para 12% no segundo trimestre, em comparação com os 19% do período homólogo de 2010. Em grande parte devido às vendas crescentes de dispositivos iPhone e Android.
Os problemas da Blackberry começaram esta semana quando os utilizadores europeus se depararam com falhas no acesso às mensagens e e-mails. O problema espalhou-se depois para a América do Norte e está agora a afectar utilizadores de todos os continentes, com execpção da Antárctica. E à medida que as interrupções no serviço atravessavam o Atlântico, também os tweets e os posts de Facebook fazem esse percurso. Resta saber se a resposta da RIM a esta crise será suficiente para manter a sua base de consumidores, na qual estão incluídos vários utilizadores profissionais que não conseguem ter acesso a mensagens de trabalho esta semana!
Até agora, e como faz notar a Adage, a empresa pouco fez para além de actualizar os seus websites e Twitter para acalmar os clientes, confirmou um porta-voz da RIM. De momento, também não há nenhum plano de reembolso a ser posto em prática.
«A esta altura estou apenas concentrado em colocar o sistema em funcionamento outra vez», afirmou David Yach, o Chief Technology Officer para Software da RIM.
A Blackberry está já a sofrer quebras significativas na percepção da sua marca, no Reino Unido, com base nos resultados de um inquérito feito pelo YouGov BrandIndex, que entrevista online, todos os dias úteis, cinco mil pessoas. Na Alemanha, por sua vez, o declínio foi menos pronunciado. Já na América do Norte, a percepção tem-se mantido, já que os problemas só começaram a afectar este mercado ontem. De referir que, entretanto, a percepção da marca iPhone está a aumentar nos três mercados…