“Queremos fomentar a mudança, desempenhando um papel chave na redução dos resíduos de embalagens e dos resíduos que terminam nos nossos oceanos”
Entrevista a Javier Villate, Quality & Food Safety & Sustainability da Smurfit Kappa Espanha, Portugal e Marrocos
Como ajudam os vossos clientes em matéria de sustentabilidade?
Na Smurfit Kappa, somos líderes do setor do papel e das embalagens de cartão canelado, graças ao nosso esforço constante em inovação para ajudar os nossos clientes a enfrentar os desafios apresentados, entre os quais os relacionados com a sustentabilidade. Como tal, as nossas soluções permitem consumir menos energia e água, ao otimizar o embalamento, a paletização e o transporte dos produtos dos nossos clientes. Além disso, podem ser facilmente recicladas, o que ajuda as empresas a desenvolver processos de economia circular, e são biodegradáveis depois da sua última utilização. O nosso objetivo é ajudá-los a reduzir a sua pegada ambiental e o impacto do seu negócio no ambiente.
Que iniciativas colocaram em marcha a este respeito?
Como resposta à nossa preocupação pela sustentabilidade e ao nosso firme compromisso com a preservação dos recursos do planeta para legar um planeta melhor às gerações vindouras, livre de resíduos não-biodegradáveis, nasce a iniciativa Better Planet Packaging da Smurfit Kappa, com a qual queremos fomentar a mudança, desempenhando um papel chave na redução dos resíduos das embalagens e do lixo que termina nos nossos oceanos e aterros, trabalhando em soluções para abordar o problema. O objetivo é abrir o futuro à embalagem sustentável para inspirar o consumidor, otimizar a cadeia de fornecimento e criar um planeta melhor, gerando consciência e estimulando o debate sobre os resíduos.
Além disso, estamos a dar largos passos para cumprir os nossos objetivos em matéria de sustentabilidade, tal como reflete o nosso 13º Relatório de Desenvolvimento Sustentável, que mostra como reduzimos em 32,9% o nosso volume de emissões de CO2 procedentes de combustíveis fósseis entre 2005 e 2019. Uma percentagem que esperamos que este ano chegue aos 40%.
Fale-nos sobre algumas destas embalagens e das suas características
Dentro desta iniciativa, podemos destacar a gama de soluções que temos desenvolvido para substituir as embalagens não-biodegradáveis de utilização única que são atualmente utilizadas para agrupar bebidas, tanto engarrafadas como em latas. Entre os produtos que a integram há que mencionar GreenClip, uma alternativa aos anéis não-biodegradáveis utilizados nos packs de quatro, seis e oito latas, e que dá resposta aos novos requisitos dos fabricantes de bebidas, que procuram uma solução mais ecológica que evite que os peixes fiquem presos em anéis deste tipo. Trata-se de uma embalagem fabricada em cartão canelado que agrupa as latas e permite, ainda, separar uma única lata para venda individual.
Também faz parte desta gama a solução TopClip, que substitui a película utilizada para agrupar e vender várias latas num único pack indivisível, oferecendo sustentabilidade e funcionalidade em partes iguais, já que cobre por completo a parte superior dos multipacks de latas, protegendo-as da contaminação e facilitando consideravelmente a preensão e o transporte ao consumidor. Além disso, oferece uma grande oportunidade de potenciar a marca aos clientes. Sem esquecer Nor-Grip, uma solução inovadora de cartão canelado para agrupar garrafas sem necessidade de película retrátil.
Qual é a importância da reciclagem para a Smurfit Kappa?
Questionarmos a vida final das embalagens, as possibilidades de reutilização e a reciclagem dos materiais que foram utilizados no fabrico faz parte da nossa filosofia e do nosso ADN. Por isso, trabalhamos continuamente para melhorar a forma como desenhamos e recolhemos os resíduos de embalagens através das nossas fábricas de reciclagem. Desta forma, desempenhamos um papel importante na recolha de embalagens usadas e reutilizamos mais de 90% deste material no nosso modelo de negócio circular. O nosso objetivo é eliminar todos os resíduos evitáveis do nosso sistema de produção e limitar qualquer envio para aterros.
Em suma, embora já existam muitas soluções disponíveis para melhorar em sustentabilidade, ainda estão muitos desafios pela frente, pelo que um design inovador é e será fundamental para permitir a redução de resíduos no nosso planeta.